GESTÃO DA CONTABILIDADE GERENCIAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA COMERCIAL NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA NO PARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i2.104

Palavras-chave:

Gestão empresarial, Contabilidade Gerencial, Tomadas de decisão

Resumo

O presente artigo apresenta como objeto de pesquisa as informações utilizadas pela contabilidade gerencial que contribuem como procedimentos de gestão para uma empresa comercial, no qual foi realizada uma análise bibliográfica sob a ótica contábil. Nesse contexto, o objetivo geral deste artigo é identificar quais são as informações aplicadas por uma contabilidade controlada, que possam contribuir no processo de gestão orientada em  uma empresa, com o propósito de responder aos seguintes objetivos específicos: analisar como são tomadas as decisões para o gerenciamento empresarial; examinar quais as ferramentas possíveis a serem utilizadas e, desenvolver referências dos benefícios obtidos  ao longo de uma contabilidade gerencial. A pesquisa qualifica-se como explicativa e descritiva. Os dados foram obtidos através de pesquisas bibliográficas, com abordagens de análises quantitativas e qualitativas. Os resultados encontrados indicam que a gestão da empresa possibilitou uma relevante transformação no papel desempenhado pelos contadores nas tomadas de decisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Junio Fernandes Assumpção, Universidade da Amazônia - UNAMA

Pós-doutorando em Industria Criativa pela Universidade Feevale FEEVALE). Doutor em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa (GP) Estudos de Capital Social e Cultural  (UNAMA/CNPq); Professor da Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Culrura (PPGCLC) da Universidade da Amazônia (UNAMA)

Marcela Maria de Souza Pianchão, Escola Superior Madre Celeste (ESMAC)

Mestra em Gestão de Empresas pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) - Lisboa/Pt com revalidação de diploma realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Tutora de Formação a Distância; Docente de graduação e pós-graduação na Escola Superior Madre Celeste(ESMAC)

Mário Jorge Santos Pinheiro, Escola Superior Madre Celeste (ESMAC)

Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD); Mestre em Planejamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Coordenador de Curso bacharelado em Administração e Ciências Contábeis da Escola Superior Madre Celeste (ESMAC).

Ellen Claudine Castro Paes Barreto, Escola Superior Madre Celeste (ESMAC);Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Economia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Engenharia Mineral pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professora da graduação e pós-graduação da Escola Superior Madre Celeste (ESMAC).

Ediemerson Melo de Oliveira, Escola Superior Madre Celeste (ESMAC)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC)

Downloads

Publicado

25/03/2021

Como Citar

Fernandes Assumpção, D. J., de Souza Pianchão, . M. M. ., Santos Pinheiro, M. J. ., Castro Paes Barreto, E. C., & Melo de Oliveira, E. (2021). GESTÃO DA CONTABILIDADE GERENCIAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA COMERCIAL NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA NO PARÁ. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(2), 181–194. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i2.104