MODELO DE AVALIAÇÃO DE MATURIDADE DA INDÚSTRIA 4.0: ESTUDO DE CASO EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS NA BAIXADA FLUMINENSE/RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i2.106

Palavras-chave:

Indústria 4.0, Tecnologias Habilitadoras, Modelo de Maturidade

Resumo

O avanço e aplicação de tecnologias inovadoras e disruptivas nos espaços industriais, está delineando a quarta revolução industrial, ou Indústria 4.0. Dessa forma, o presente artigo apresenta um modelo de maturidade, elaborado por meio do estudo de caso, utilizando o método Delphi adaptado, para avaliar o nível de maturidade de um Centro de Distribuição de Medicamentos na Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro - Brasil. O objetivo principal é descrever as tecnologias habilitadoras e mapear o nível de maturidade da logística desse centro de distribuição, sobre a realidade instalada e o potencial da empresa no atendimento dos requisitos da Indústria 4.0. Para isso, utilizou-se a metodologia de desenvolvimento do modelo de Maturidade - German Academy of Science and Engineering (ACATECH), que se baseia em seis etapas: informatização, conectividade, visibilidade, transparência, previsibilidade e adaptabilidade. Apresenta-se ao final do processo um modelo dividido em oito dimensões, agrupadas em três aspectos: Tecnologia, Organização e Pessoas. A aplicação prática do modelo revelou que o nível de maturidade desta empresa ainda não está dentro das práticas e conceitos da Industria 4.0; entretanto, a empresa está no processo de digitalização uma vez que a informação é substituída por componentes e sistemas conectados. Constata-se, então, que a empresa está no nível 2 e precisa homogeneizar todos os processos em sua cadeia de valor, introduzindo o tema “Industria 4.0” nas pautas de planejamento, investimento em tecnologias habilitadoras em toda linha de produção e capacitação continua dos seus colaboradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Machado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Bacharel em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Mariana Wolff, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutora, Mestre e Engenheira de Produção, todas pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ariele Rodrigues, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Mestranda em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e Bacharel em Administração pela pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Denise Takenaka, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Mestre em Gestão e Estratégia de Negócios e Bacharel em Administração, ambas pela pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Marcos Benac, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Ciências Ambientais e Florestais, Mestre em Gestão e Estratégia de Negócios e Bacharel em Administração, todas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Downloads

Publicado

25/03/2021

Como Citar

Machado, J. L. ., Gonçalves de Carvalho Wolff, M. ., Silva Moreira Rodrigues, A., Carvalho Takenaka, D. ., & Azevedo Benac, M. . (2021). MODELO DE AVALIAÇÃO DE MATURIDADE DA INDÚSTRIA 4.0: ESTUDO DE CASO EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS NA BAIXADA FLUMINENSE/RJ. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(2), 222–254. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i2.106