ABORDAGEM DE PREPARAÇÃO DE DADOS EM ESCOPO DE REVISTA UTILIZANDO CONJUNTOS APROXIMATIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.168

Palavras-chave:

Teoria dos Conjuntos Aproximativos (TCA), Plataforma Sucupira, Reengenharia, Banco de Dados

Resumo

O projeto MBYP (Magazine Better to Your Paper), que tem por objetivo desenvolver uma plataforma para pesquisadores com o intuito de reduzir o tempo de espera para realizar a escolha da revista por meio de métodos de aprendizagem de máquina, surgiu por meio da dificuldade de pesquisadores de compreender se o seu trabalho é adequado aos critérios indexados ao periódico pretendido. Assim, caso não seja, o mesmo acaba tendo boa parte do seu tempo dedicado perdido e consequentemente acaba levando a uma perda de confiança quanto ao trabalho desenvolvido. Para isso, foi usada a plataforma Sucupira afim de se obter dados relacionados aos periódicos mantidos na mesma para que fossem estudados. Entretanto, inconsistências de dados e elementos duplicados foram encontradas durante a análise das informações obtidas. Devido a isso, foi utilizada a teoria de conjuntos aproximativos(TCA) para eliminar as entidades duvidosas da base de dados principal por meio de procedimento durante o processo de inserção das tuplas no banco de dados construído no MySQL Workbench, além disso, foram criadas funções que aplicam as métricas pertencentes ao TCA para medir o grau de imprecisão dos elementos imprecisos adquiridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinícius Sadala Barreto, IFPA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Para (2003), graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro de Ensino Superior do Para (2000), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2007) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2019) na área de computação aplicada. Atualmente é professor Educação Básica, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará atuante nos cursos de Tecnólogo em Processamento de Dados e Técnico em Informática. Tem experiência na área análise de sistemas, persistência poliglota, modelagem matemática, controle retroalimentado, ciência de dados e auditoria em sistemas. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

29/04/2021

Como Citar

Oliveira, G. D. M. de, & Vinícius Sadala Barreto, M. . (2021). ABORDAGEM DE PREPARAÇÃO DE DADOS EM ESCOPO DE REVISTA UTILIZANDO CONJUNTOS APROXIMATIVOS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(3), 266–295. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.168