SAÚDE MENTAL DA PESSOA SURDA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.173

Palavras-chave:

Comunidade surda, Saúde mental, Língua de sinais

Resumo

O tema aqui abordado foi descrever uma pesquisa a respeito da saúde mental da pessoa surda no Brasil, cujo objetivo foi verificar formas em que saúde mental da pessoa com deficiência auditiva é impactada no Brasil. O método de pesquisa escolhido foi pesquisa bibliográfica, tendo como alvo a pessoa com deficiência auditiva no Brasil. Os resultados encontrados foram que pessoas com deficiência auditiva se deparam com de obstáculos que as impedem alcançarem uma boa qualidade de vida, tanto em na vida profissional, quanto na vida social. Os principais obstáculos encontrados foram a falta de acessibilidade e barreiras comunicacionais em diversas esferas da vida, dentro do núcleo familiar, no período escolar e na sociedade. Vale ressaltar que comunicação é um recurso necessário para o desenvolvimento tanto surdo, quanto do ouvinte. Sem ela, inviabiliza a produção de experiências de vida, de construir uma visão de mundo e de si mesmo, incapaz de realizar trocas de experiências e manter relações. Conclui-se que a pessoa surda esbarra com situações incapacitantes desde a infância por motivos comunicacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Cabral Guimarães, FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

PSICÓLOGA, ESPECIALISTA EM TEORIA COGNITIVA COMPOTAMENTAL PELO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA (UNISUAM). ESPECIALISTA EM SAÚDE MENTAL PELA FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI).

Downloads

Publicado

29/04/2021

Como Citar

Cabral Guimarães, L. . (2021). SAÚDE MENTAL DA PESSOA SURDA NO BRASIL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(3), 316–325. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.173