ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE QUALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.175

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa Alfabetização, Letramento, Educação Infantil

Resumo

Atualmente nas escolas do Brasil, encontramos um grande problema ao se tratar da precariedade da alfabetização, pois se percebe que muitas pessoas já escolarizadas são consideradas analfabetas funcionais, e que não são capazes de compreenderem o que leem. Entretanto, através da realidade encontrada nas escolas, é fundamental que os professores possam compreender o que é alfabetização e o que é letramento, para assim poderem desenvolver melhor a sua prática pedagógica, sempre visando uma alfabetização significativa.  (MOREIRA, 1993) Logo, o presente texto é resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre alfabetização, e um dos principais objetivos é expressar os significados do processo de alfabetização e do processo de letramento, procurando explicitar a especificidade de cada um e a importância da conciliação entre ambos, além de propor uma reflexão entre teoria e prática educacional de se alfabetizar letrando. A Alfabetização e o Letramento caminham juntos, e considera-se um repensar da aquisição da língua escrita, baseado no alfabetizar letrando, que não deve ser trabalhado de maneira independente na realidade da Educação Infantil, já que é fundamental para a vida, a formação e o desenvolvimento do ser humano, em qualquer idade.  (GARCIA, 1998)

 

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Publicado

29/04/2021

Como Citar

Marques Dourado Mendes, H., Carlos Soares, J., & Roque Sobrinho Mendes, N. (2021). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE QUALIDADE. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(3), 326–336. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.175