AS CONTRIBUIÇÕES DO DIREITO CANÔNICO PARA O DIREITO ROMANO E SUAS INFLUÊNCIAS ATUAIS

Autores

  • José Antonio Silva Universidade Santa Úrsula e Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.208

Palavras-chave:

Direito canônico, Direito Romano, Estado Laico

Resumo

 

Sabe-se que o direito e toda a humanidade ocidental sofreu ao longo de sua história influência da religião, sobretudo, do cristianismo. Hoje em dia, o direito canônico é restrito a religião, porém, suas contribuições ainda fazem parte da sociedade. Muito se fala sobre o Estado Laico, porém, nota-se uma confusão entre laicismo e laicidade, um Estado independente com um Estado antirreligioso. Fato é, que durante toda a história da humanidade os radicalismos sempre fizeram mal. Olhares maniqueístas pouco colaboram com a verdade. Atrelar a religião ao Estado como mandatório divino a quem governa parece um sistema fadado ao absolutismo. Estados confessionais têm sido duros com as outras religiões que não a do detentor do poder. Por outro lado, um Estado antirreligioso parece desconhecer a trajetória humana e sua relação com os valores metafísicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Antonio Silva , Universidade Santa Úrsula e Universidade de Vassouras

Completo no Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1955889659861068

Possui Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Católica de Anápolis, Anápolis. GO, Sociologia pela Faculdade Paulista São José, São Paulo/SP, Bacharelado em Teologia pelo Centro Universitário de Juiz de Fora. Juiz de Fora, MG.  Mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e Revalidado pela UCP - Universidade Católica de Petrópolis. Doutorando em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Católica de Buenos Aires. Atualmente é Integrante do Conselho Diretor da FUSVE - Fundação Educacional Severino Sombra, mantenedora da USS - Universidade Severino Sombra. Foi Coordenador do Curso de Teologia, Diretor de Ensino de Graduação e Reitor da mesma Instituição. É Sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Canonistas. Vigário Geral da Diocese de Valença e Pároco de Vassouras. Juiz Eclesiástico das Dioceses de Valença e Barra do Piraí/Volta Redonda. Docente da Universidade Santa Úrsula e Universidade de Vassouras. Tem experiência nas áreas de Teologia, Filosofia e História, com ênfase em Direito Canônico, Teologia Pastoral, Liturgia, Educação, Religião, História e Gestão de Projetos.  Coordenou a implantação do Projeto CENTRO DE MEMÓRIA DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO E DA IRMANDADE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA FREGUESIA DE VASSOURAS, trabalho apresentado no 4º Congresso de Pesquisa e Extensão do UNIPTAN, Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves, na cidade de São João Del-Rei, MG. Tem vários artigos publicados em Revista Científica da PUC/SP, Revista Interdisciplinar Núcleo do Conhecimento. É o Editor responsável da Revista O Semeador. É Avaliador Ad Hoc da Revista Multidisciplinar de Humanidades Mosaico, da Universidade de Vassouras. Publicou seis livros, sendo dois como organizador.  

Downloads

Publicado

11/05/2021

Como Citar

Antonio Silva , J. . . (2021). AS CONTRIBUIÇÕES DO DIREITO CANÔNICO PARA O DIREITO ROMANO E SUAS INFLUÊNCIAS ATUAIS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(4), e24208. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.208