DESIGN THINKING AS ACTIVE TEACHING METHODOLOGY AT THE UNIVERSITY. COMPARATIVE STUDY BETWEEN COURSES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.231

Palavras-chave:

Aulas na universidade, Experimentos pedagógicos, ; Design, Administração, Enfermagem, Pedagogia

Resumo

Num movimento para ir além das preocupações pedagógicas para o ensino e aprendizagem da engenharia e expandir para outros cursos de ensino superior e outros profissionais, este estudo comparou o uso do Design Thinking como uma ferramenta para mobilizar pedagogicamente os cursos de Administração de Empresas, Design, Enfermagem e a Pedagogia. Os resultados mostraram que a mesma preocupação pedagógica da engenharia foi compartilhada com os cursos comparados. As relações entre os alunos foram fundamentais para a resolução de problemas, conforme proposto pelo Design Thinking, assim como as relações entre as turmas de um determinado curso com suas preocupações quanto ao perfil profissional que se está formando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Sergio de Sena , Centro Universitário Teresa D´Ávila

PAULO SERGIO DE SENA. Biólogo, Pedagogo, Ms Ciência Ambiental, Dr Ciências Sociais e Pós-Dr Engenharia de Produção. Mestrado Profissional Design, Tecnologia e Inovação – Centro Universitário Teresa D´Ávila – UNIFATEA, Lorena, SP. https://orcid.org/0000-0003-1258-7112

Maria Cristina Marcelino Bento , Centro Universitário Teresa D´Avila

MARIA CRISTINA MARCELINO BENTO. Pedagoga, Ms Educação, Dra Tecnologias da Inteligência e Designer Digital e Pós-Dra Engenharia de Produção. Docente no Centro Universitário Teresa D´Ávila – UNIFATEA, Lorena, SP. https://orcid.org/0000-0002-5954-1878

Nelson Tavares Matias , Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Centro Universitário Teresa D´Avila

NELSON TAVARES MATIAS. Designer, Ms Comunicação e Semiótica, Dr Eng. Mecânica, Pós-Dr Eng. de Produção. Universidade Estadual Rio de Janeiro – UERJ e Mestrado Profissional Design, Tecnologia e Inovação, Centro Universitário Teresa D´Ávila – UNIFATEA, SP. https://orcid.org/0000-0002-5292-1229

Messias Borges Silva, Universidade Estadual Paulista e Universidade de São Paulo

MESSIAS BORGES SILVA. Engenheiro Químico, Mestre Engenharia Mecânica, Doutor Engenharia Química, Livre Docente Engenharia da Qualidade. Docente Universidade Estadual Paulista – UNESP e Universidade de São Paulo – USP. https://orcid.org/0000-0002-8656-0791

Downloads

Publicado

08/05/2021

Como Citar

de Sena , P. . S. ., Cristina Marcelino Bento , M. ., Matias , N. T., & Silva, M. B. (2021). DESIGN THINKING AS ACTIVE TEACHING METHODOLOGY AT THE UNIVERSITY. COMPARATIVE STUDY BETWEEN COURSES. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(4), e24231. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.231