EFEITO DO CONFORTO TÉRMICO NA OCORRÊNCIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM DIFERENTES GRUPOS ETÁRIOS EM SANTARÉM-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.249

Palavras-chave:

Amazônia, Clima e Saúde, Modelagem Estatística

Resumo

As Doenças do Sistema Cardiovascular (DSC) representam um dos maiores riscos a morbimortalidade no Brasil e no mundo, pesquisas recentes apontam que fatores ambientais podem colaborar com a incidência de DSC. Perante esse cenário, o objetivo do presente estudo é avaliar o efeito do conforto térmico na ocorrência de DSC em crianças, jovens, adultos e idosos na cidade de Santarém, oeste do Pará. Foram utilizados dados mensais de temperatura e umidade relativa do ar coletados pela estação meteorológica automática do Aeroporto Internacional Wilson Fonseca, e registros de internações por doenças do aparelho cardiovascular por local de residência, do Banco de Dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde para o período de 1998 a 2018. O Índice de Desconforto de Thom trata-se de uma metodologia empírica que estima as condições térmicas do ambiente em quatro diferentes faixas utilizando dados de temperatura e umidade relativa do ar, no presente estudo essa metodologia foi empregada para representar o conforto térmico e a Modelagem Marginal via Equações de Estimação Generalizadas foi utilizada para verificar a associação entre condições térmicas do ambiente e o número de internamentos por DSC, e o risco relativo (RR) para avaliar o grau do efeito em cada grupo etário. Os resultados apontam associação direta com significância estatística para todos os grupos etários avaliados, com maior RR observado em adultos e idosos. Espera-se que esses resultados possam colaborar com o entendimento da influência de fatores ambientais na ocorrência de doenças cardiovasculares em cidades na Amazônia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carla Dos Santos Gomes, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Ciências Climáticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professora do curso de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Vanessa De Almeida Dantas

Doutora em Ciências Climáticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Eduardo Almeida da Silva

Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande, mestrando em Ciências Climáticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

15/05/2021

Como Citar

Bentes Mandú, T., Dos Santos Gomes, A. C., De Almeida Dantas, V., & Almeida da Silva, E. (2021). EFEITO DO CONFORTO TÉRMICO NA OCORRÊNCIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM DIFERENTES GRUPOS ETÁRIOS EM SANTARÉM-PA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(4), e24249. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.249