CONSTRUÇÃO DO PROTOCOLO ASSISTENCIAL AO PACIENTE SÉPTICO EM UMA UNIDADE DE EMERGÊNCIA

Autores

  • Samuel de Sousa Oliveira Santa Casa Sobral

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v1i1.261

Palavras-chave:

síndrome da resposta inflamatória , doença, Séptico

Resumo

A sepse é uma das doenças mais desafiadoras da medicina. Têm sido dispendidos esforços consideráveis para um melhor entendimento da inflamação sistêmica que caracteriza essa síndrome. Apesar de sua importância, seu reconhecimento, muitas vezes, ainda não ocorre em tempo hábil, deixando margem para a ocorrência de disfunção de múltiplos órgãos e sistemas. Seu manejo sofreu profundas mudanças na última década, havendo hoje inúmeras orientações com base em evidências advindas de estudos no cenário clínico (HENKIN et al., 2009). 

É um conjunto de manifestações graves em todo o organismo, sendo produzida por uma infecção. A sepse era conhecida antigamente como septicemia ou infecção no sangue. Hoje, é mais conhecida como infecção generalizada. Na verdade, não é a infecção que está em todos os locais do organismo. Por vezes, a infecção pode estar localizada em apenas um órgão, como por exemplo, o pulmão. Contudo, provoca em todo o organismo uma resposta, a inflamação, numa tentativa de combater o agente da infecção. Essa inflamação pode vir a comprometer o funcionamento de vários órgãos do paciente (INSTITUTO LATINO AMERICANO DE SEPSE, 2018b)

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20/05/2021

Como Citar

de Sousa Oliveira, S. (2021). CONSTRUÇÃO DO PROTOCOLO ASSISTENCIAL AO PACIENTE SÉPTICO EM UMA UNIDADE DE EMERGÊNCIA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 1(1), e24261. https://doi.org/10.47820/recima21.v1i1.261

Edição

Seção

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

Categorias