CONSTELAÇÃO FAMILIAR - RESISTIR NÃO É A SOLUÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.263

Palavras-chave:

Constelação Familiar, Direito Sistêmico, Família, ´Mediação, Resolução de Conflitos

Resumo

O presente artigo visa discutir sobre as contribuições da constelação familiar no sistema familiar e o emprego no campo do Direito, conhecido como Direito Sistêmico. Tal pesquisa se deu através de revisão bibliográfica, análises doutrinária e jurídica. Reforçando a parte teórica, dados de alguns Tribunais dispostos ao novo, à utilização de métodos não tradicionais, mas com a capacidade surpreendente para auxiliar a solução de conflitos também são parte da pesquisa. Assim, pretende-se apontar as chances de solução dos conflitos com o uso da dinâmica da constelação familiar e com isso, alargar os meios extrajudiciais para resolução do conflitos. Além disso, o objetivo do presente artigo será o esclarecimento sobre a técnica da constelação familiar e a estimulação do seu uso, uma vez que ela é incentivada pelo Conselho Nacional de Justiça como instrumento de sucesso para a mediação de conflitos. O artigo ainda aborda sobre a capacidade da redução de demandas judiciais e por reflexo, a melhora nas análises de casos em que os meios extrajudiciais não são suficientes, oferecendo um grande impacto no Poder Judiciário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eduarda

Acadêmica do curso de Bacharel em Direito no Centro Universitário Santo Agostinho.

Francisca Juliana Castello Branco Evaristo de Paiva, Centro Universitário Santo Agostinho - professora

Possui graduação em DIREITO pela Universidade Federal do Piauí (2002), possui duas especializações em Docência do Ensino Superior sendo uma pela Faculdade São Judas Tadeu e outra pela Faculdade Santo Agostinho - FSA. Possui especialização em Direito Penal e Processual Penal pela ESAPI - Escola Superior de Advocacia do Piauí. Mestra em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é professora da Associação Teresinense de Ensino , Assessora Nível Superior I da Prefeitura Municipal de Teresina, junto à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social de Políticas Integradas - SEMCASPI e Diretora de Ensino da Escola Superior de Advocacia - ESAPI. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental, Direito Civil, Direito do Trabalho e Medicina e Segurança do Trabalho , Teoria Geral da Constituição, Direito Constitucional e Licitações e Contratos. Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas - SEMCASPI.

Downloads

Publicado

19/05/2021

Como Citar

Silva , M. E. F. Q. da, & Paiva, F. J. C. B. E. de. (2021). CONSTELAÇÃO FAMILIAR - RESISTIR NÃO É A SOLUÇÃO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(4), e24263. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.263