O MAPA MENTAL COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE PROFESSORES SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.284

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Aperfeiçoamento de Professores, Apoio Pedagógico

Resumo

Este trabalho descreve o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo investigar os mapas mentais como instrumento de análise da compreensão de professores sobre interdisciplinaridade após a participação de uma oficina envolvendo projetos interdisciplinares em Educação Ambiental. A oficina foi desenvolvida durante as reuniões de Atividades de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) e contou com onze encontros. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e como procedimento metodológico a pesquisa-ação. Participaram dessa oficina 15 professores das diversas áreas do conhecimento de uma escola estadual no interior de São Paulo. Os mapas mentais foram analisados a partir dos critérios propostos por Buzan (2019). Nesse trabalho apresentamos a análise de quatro mapas mentais envolvendo a interdisciplinaridade, projetos interdisciplinares e projetos interdisciplinares em educação ambiental. Os resultados observados evidenciaram que eles podem não só serem utilizados para a análise de compreensão de um determinado tema, no nosso caso, a interdisciplinaridade e os projetos interdisciplinares na educação ambiental, mas também a sua construção proporcionou uma nova ferramenta para os professores utilizarem em suas aulas ou mesmo para estudarem, uma vez que para sua construção retiraram do texto as ideias principais e as colocaram na forma de palavras chave, desenvolvendo assim, a habilidade de abstração e auxiliou na visão sistêmica da interdisciplinaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Terezinha Marisa Ribeiro De Oliveira, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutoranda na Universidade Cruzeiro do Sul em Ensino de Ciências e Matemática. Mestrado em Ensino de Ciências (área de concentração Ensino de Ciências e Matemática), na Universidade Cruzeiro do Sul 

Carmem Lúcia Costa Amaral, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul.

Downloads

Publicado

29/05/2021

Como Citar

De Oliveira, T. M. R., & Amaral, C. L. C. (2021). O MAPA MENTAL COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE PROFESSORES SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(4), e24284. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.284