OS MOTIVADORES DE CARREIRA E SUA RELAÇÃO COM A SATISFAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.297

Palavras-chave:

Carreira, motivadores, motivação, satisfação no trabalho

Resumo

Este artigo aborda uma pesquisa feita com 47 indivíduos para compreender o que motiva alguém a escolher uma carreira e a relação entre esses motivadores com a satisfação com seu atual trabalho. Para tal, foi utilizada a Avaliação de Motivadores de Carreira e Satisfação Profissional, instrumento elaborado a partir das definições de Tamayo e Paschoal (2003) e distribuído online, avaliando onze motivadores a partir de 47 itens em uma escala e duas perguntas de múltipla escolha. De 0 a 5, as médias dos motivadores universalismo (4,72) e benevolência (4,66) foram as mais altas, e as de tradição (3,48) e poder (3,61) foram as menos influentes. As conclusões indicam que aspectos intrínsecos são os mais influentes na escolha e satisfação profissional, e a remuneração, ao contrário da expectativa popular, não é o ponto mais importante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Cavalcante Santana, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Concluinte na Graduação de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, interessada em investigar principalmente as temáticas ligadas ao Desenvolvimento de Carreira, à Psicologia Organizacional e do Trabalho e ao Futurismo.

Geyza D'Ávila Arruda, Doutoranda em Ciências da Educação

Doutoranda em Ciência da Educação, especialidade em Desenvolvimento Curricular na UMinho (Portugal), graduação em Psicologia Organizacional pela Faculdade de Filosofia do Recife (FAFIRE) e mestrado em Gestão Empresarial pela Associação Educacional Boa Viagem (DeVry FBV). Atualmente é auxiliar I da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e professora magistério. superior - lotação provisória na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência na área de Psicologia organizacional, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, Currículo, formação continuada tic e ensino médio.

Downloads

Publicado

01/06/2021

Como Citar

Cavalcante Santana, A., & D’Ávila Arruda, G. (2021). OS MOTIVADORES DE CARREIRA E SUA RELAÇÃO COM A SATISFAÇÃO PROFISSIONAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(5), e25297. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.297