COGNITIVE DISORDERS IN PATIENTS INFECTED WITH COVID-19: A NARRATIVE REVIEW

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.335

Palavras-chave:

Covid-19, SARS-COV-2, Pandemia

Resumo

Objetivo: O sistema imunológico superativado devido ao COVID-19 pode ser responsável pela maioria de suas manifestações fisiológicas, incluindo as neurológicas. Métodos: Os artigos científicos foram pesquisados ​​por dois pesquisadores independentes nas bases de dados MEDLINE (PubMed), LILACS, SciELO, Scopus, Web of Science e BIREME, sem restrição de idioma, período ou local de publicação. Para complementar e evitar o viés do risco, a literatura cinzenta foi pesquisada no Google Scholar. A revisão narrativa seguiu as recomendações dos itens de relatório preferidos para revisões sistemáticas e meta-análises (PRISMA). Os estudos incluídos na pesquisa tiveram pontuação ≥ 6 pontos no protocolo qualitativo proposto por Pithon et al. (2015). Resultados: Os pacientes com COVID-19 comumente apresentam manifestações neurológicas. A idade dos pacientes foi um importante fator de risco para deficiências neuropsicológicas devido ao COVID-19. Fatigabilidade aumentada e déficits de concentração, memória e velocidade cognitiva geral são relatados meses após a alta hospitalar. Além disso, os estudos mostraram que a fase da doença em que o paciente se encontra interfere diretamente na manifestação das alterações cognitivas. Conclusão: Alterações cognitivas são frequentemente encontradas meses após a alta hospitalar em pacientes com COVID-19. Uma velocidade de processamento cognitivo mais lenta e memória prejudicada podem interferir com o funcionamento diário dos pacientes e sua capacidade de retornar ao trabalho. Assim, intervenções de reabilitação cognitiva com o objetivo de aumentar a velocidade de processamento e memória também devem ser consideradas para esta população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Faustino Gonçalves , UFSC

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Patricia Haas, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Doutora do Curso de Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa   Catarina - UFSC;  Fonoaudiologia; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Downloads

Publicado

09/06/2021

Como Citar

Gonçalves , L. F., & Haas, P. (2021). COGNITIVE DISORDERS IN PATIENTS INFECTED WITH COVID-19: A NARRATIVE REVIEW. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(5), e25335. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.335

Edição

Seção

ARTIGOS

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)