EFEITO PROTETIVO DO USO DE VITAMINAS NA PERDA AUDITIVA EM IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.394

Palavras-chave:

Vitaminas; Audição; Perda Auditiva; Prevenção e Controle. Envelhecimento.

Resumo

Objetivo: Apresentar evidências científicas sobre o efeito protetivo do uso de vitaminas na perda auditiva em idosos. Métodos: A busca de artigos foi efetuada nas bases de dados Scielo, Lilacs, Pubmed, Scopus, Bireme e Web Of Science, foi realizada uma busca por literatura cinzenta no Google Scholar. Não houve restrição de localização, período e idioma. A presente pesquisa está registrada no PROSPERO com número CRD 42020208079. Resultados: a maioria dos estudos relata a associação entre a deficiência de vitamina B12 e de folato com a perda auditiva, contudo observou-se também que houve falha em demonstrar associação especificamente entre o nível de audição e consumo de vitamina B12 ou ácido fólico nos participantes, porém relatou-se que participantes que apresentavam maior ingestão de folato obtiveram um risco reduzido de perda auditiva. Conclusão: O déficit de ingestão de vitaminas antioxidantes pode contribuir para o declínio da perda auditiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Haas, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Doutora do Curso de Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa   Catarina - UFSC;  Fonoaudiologia; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Downloads

Publicado

03/07/2021

Como Citar

Faustino Gonçalves , L., de Paiva, K. M. ., Dias dos Santos, M. J. ., & Haas, P. (2021). EFEITO PROTETIVO DO USO DE VITAMINAS NA PERDA AUDITIVA EM IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(6), e26394. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.394