TUBERCULOSE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÙDE: A IMPORTÂNCIA DA BIOSSEGURANÇA PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.455

Palavras-chave:

Biossegurança; Tuberculose; Atenção Primária à Saúde; Profissionais da Saúde; e Estratégia de Saúde da Família.

Resumo

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, e pode produzir um índice significativo de infecção nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo esta uma problemática a ser solucionada. Para este estudo, realizou-se uma revisão bibliográfica, resultando na escolha de dez obras científicas, das quais oito utilizaram o método estudo de caso, uma o método de revisão da literatura, e uma o método de perspectiva. Tais obras abordam esse entrave apresentando o risco de transmissão da tuberculose no âmbito das UBSs, e também, investigam as falhas que podem indicar a necessidade de intervenções relacionadas às medidas de biossegurança. Portanto, foi possível identificar a necessidade de adequações no âmbito da Atenção Primária à Saúde, como por exemplo, em relação à estrutura física, a fim de tornar o ambiente apropriado para atender os pacientes infectados com segurança. Além disso, existe a falta de capacitação dos profissionais da saúde quanto às normas de biossegurança e ao manejo da tuberculose. Dessa forma, o presente artigo objetiva enfatizar os desafios vivenciados pelos profissionais da saúde, no que diz respeito ao risco de infecção pela tuberculose.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oswaldo Jesus Rodrigues da Motta, Universidade Federal de Viçosa

Diplomado em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2004) e em Enfermagem e Obstetrícia pelaUniversidade Gama Filho (2011), Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Gama Filho(2006), Especialista em Enfermagem Neonatal e Pediátrica pela Universidade Celso Lisboa (2013). Mestre eDoutor em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva pelas instituições em associação UFRJ, UERJ, FIOCRUZ eUFF (PPGBIOS). Atualmente Professor Titular, Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu emPreceptoria na Área da Saúde e Vice-Presidente da Comissão de Avaliação Pedagógica (CAP-MED) da Escola deMedicina da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP). Pesquisador de Pós-Doutorado no Departamentode Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Professor Convidado do Dipartimento diScienze della Sanità pubblica e Pediatriche, Scuola di Medicina da Università degli Studi di Torino (Itália).Compõe o Grupo de Pesquisa do CNPq de Bioética Clínica - Ética e os Cuidados em Saúde. Membro da RedeBraiNNIAC - http://www.brainniac.ufv.br/ - a qual congrega pesquisadores que atuam em universidades ecentros de investigação brasileiros e estrangeiros, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão nasáreas de Neurociências (BraiN), Nanotecnologia (N), Inteligência Artificial (IA) e Cognição (C). Afiliado:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). Seustrabalhos acadêmicos procuram vínculos entre distintos domínios do conhecimento - Arte, Ciências Humanas eda Saúde - os quais confluem para as áreas de principal interesse/atuação: saúde coletiva, políticas e programasde saúde, bioética e educação. Dedica-se também à literatura (prosa e poesia) com capítulos em livrospublicados no Brasil.

Downloads

Publicado

18/07/2021

Como Citar

Rodrigues da Motta, O. J., Albuquerque Ferraz , C. ., de Assis Pereira , E. ., Ferreira Lopes , G. ., Da Silva Carolino, I. . ., Cordeiro Souza de Almeida , M. F. ., & Vieira Ferreira , P. A. . (2021). TUBERCULOSE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÙDE: A IMPORTÂNCIA DA BIOSSEGURANÇA PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(6), e26455. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.455

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)