ALTERNATIVAS PARA AMENIZAR A ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA E SUBSTITUTOS DIETÉTICOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.466

Palavras-chave:

investigar as informações mais recentes em relação à alergia à proteína do leite de vaca, Hipersensibilidade, Proteínas do leite, Dieta

Resumo

A finalidade principal deste projeto é investigar as informações mais recentes em relação à alergia à proteína do leite de vaca (APLV), procurando analisar meios para amenizar o problema e sugerir substitutos para o leite e seus derivados, assim como para produtos à base desses alimentos, realizando-se para isso, uma pesquisa em busca de produtos alimentícios específicos para alérgicos ao leite. O objetivo dessa pesquisa foi analisar alternativas para amenizar a alergia à proteína do leite de vaca em crianças com APLV. Trata-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa, no qual foram incluídos estudos observacionais, ensaios-clínicos, realizado com crianças de ambos os sexos e etnia, artigos publicados no período de 2015-2020. Cujos idiomas estavam na língua portuguesa ou inglesa com acesso ao texto completo. A busca ocorreu nas bases de dados PubMed, Science Direct, LILACS, entre agosto a novembro de 2020 com as combinações dos seguintes descritores: Hipersensibilidade; Proteínas do leite; Dieta. Foram identificados no site de busca da PubMed (348) artigos, no Science Direct (68) e no LILACS (10) artigos. Dos artigos encontrados apenas 8, relacionados às alternativas para amenizar as alergias a proteína do leite de vaca. Os resultados desta revisão integrativa demonstram que a utilização de alternativas alimentares juntamente com a eliminação de leites e derivados da dieta de crianças com APLV, podem promover melhorias nas manifestações alérgicas desses indivíduos. Portanto, o uso de fórmulas alimentares e a eliminação da proteína do leite de vaca são os melhores meios de amenizar as alergias à APLV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erica Dos Santos do Nascimento, Faculdade Estácio de Teresina

Estudante de Nutrição, Faculdade Estácio -Teresina–PI.Aprovada  em  2020  no  Programa  Institucional  de  Bolsas  de Iniciação Cientifica (PIBIC) da Faculdade Estácio de Teresina.

Rosiany Thaís Rodrigues, Faculdade Estácio de Teresina

Estudante de Nutrição   pela   Faculdade   Estácio   de   Teresina. Aprovada  em  2020  no  Programa  Institucional  de  Bolsas  de Iniciação Cientifica (PIBIC) da Faculdade Estácio de Teresina.

Carlos Henrique Ribeiro Lima, Faculdade Estácio de Teresina

Professor de Nutrição  da Faculdade  Estácio  de  Teresina. Mestrado  Profissional  em Saúde da Família pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI (2014).

Downloads

Publicado

22/07/2021

Como Citar

Dos Santos do Nascimento, E., Rodrigues, R. T., & Ribeiro Lima, C. H. . (2021). ALTERNATIVAS PARA AMENIZAR A ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA E SUBSTITUTOS DIETÉTICOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(6), e26466. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.466