AS ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO E LETRAMENTO DIGITAL E O CONTRATEMPO DA PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.485

Palavras-chave:

Inclusão Digital. Letramentos. Competências. Pandemia.

Resumo

A abordagem temática desse artigo tem como objeto de pesquisa analisar programas e políticas públicas que foram implementadas e refletir sobre a necessidade de estratégias inovadoras para inclusão e letramentos digital. A inclusão no sentido mais amplo tem sido usada como arma para dominação das elites sobre as minorias, os discursos sobre inclusão são belíssimos enquanto a segregação e as relações de poder perpetuam em todas as esferas da sociedade, inclusive nas instituições educacionais. O efeito pandêmico evidenciou muito mais a exclusão e a desigualdade social e essa pesquisa surgiu com intenção de mapear o que tem sido feito pela inclusão digital a fim de favorecer o letramento. Inclusão e letramento estão imbricadas porque uma não acontece sem o outra, ambas precisam de iniciativas públicas eficazes e formação ao longo na vida, principalmente para profissionais da educação que devem apropriar-se das tecnologias emergentes. Não é possível desenvolver uma cidadania plena e emancipatória se não fazer jus a democracia legítima, democracia que prevê estratégias de empoderamento para valorização social e cultural doravante acesso a conectividade, respeito a diversidade e intercâmbios para qualificação educacional.

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Biografia do Autor

Magda Schmidt Brasil, FUNIBER

[1] Graduada em Pedagogia pela ULBRA, Pós-Graduada em Neuropsicopedagogia clínica, Mestranda em Educação pela Universidade Internacional Iberoamericana. Porto Rico. Já atuou como professora de rede privada e como supervisora pedagógica na rede pública da cidade de Esteio no RS. E mail: magda.brasil@gmail.com.

Maria Clotildes Felix Gabry , FUNIBER

Graduada em Pedagogia pela UNESC-RO,Pós graduação em Alfabetização pela Universidade Federal de RO.Atua na SEDUC-RO,Coordenadoria Regional de Rolim de Moura, na Coordenação dos Anos  Iniciais e Finais.Coordenou PNAIC e atualmente Tempo de Aprender. Mestranda em Educação pela Universidade Internacional Iberoamericana. Espanha .E-mail:gabryclotildes@gmail.com

José Ferreira de Oliveira

Graduado em Enfermagem pela UNICSUL – Universidade Cruzeiro do Sul – SP. Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Faculdade Santa Marcelina. Especialista em Centro Cirúrgico e Licenciado pela Universidade Nove de Julho – SP. Mestrando em Educação pela FUNIBER – UNINI. Docente na Formação de Profissionais de Nível Médio Técnico em Enfermagem pelo SENAC – SP. Email: ferreiramagem@gmail.com

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Publicado

22/07/2021

Como Citar

Schmidt Brasil, M., Felix Gabry , M. C., & Ferreira de Oliveira , J. . (2021). AS ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO E LETRAMENTO DIGITAL E O CONTRATEMPO DA PANDEMIA . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(6), e26485. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.485