HEMODIÁLISE E A DIMENSÃO ESPIRITUAL-RELIGIOSA: UMA REFLEXÃO FUNDAMENTAL PARA A ENFERMAGEM E SEU PACIENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.504

Palavras-chave:

Enfermagem, Hemodiálise, Espiritualidade, Religião

Resumo

A epidemiologia atual demonstra que a doença renal crônica é um problema de saúde pública enfrentado pelo Brasil e outros países. Esta patologia acarreta diferentes impactos na vivência não somente do paciente, como também dos seus familiares, rede social e profissionais que o assistem. Para isso, a literatura aponta que tanto a espiritualidade quanto a religiosidade são utilizadas como suporte. Diante disso, objetiva-se refletir sobre ambas as dimensões no contexto do paciente renal crônico em hemodiálise e do profissional de enfermagem atuante na área. Sendo assim, fez-se uma revisão reflexiva na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) dos anos de 2017 a 2021 utilizando a seguinte chave de busca: “Diálise renal” AND “Espiritualidade” AND “Religião”. Como resultado foi obtido 29 textos, que foram filtrados e reduzidos a 7 artigos lidos na íntegra. A partir desses, pôde-se elaborar eixos de discussão: Qualidade de vida, Saúde mental, Necessidade de uma assistência de enfermagem holística e O profissional de enfermagem nefrológica e o seu contato com a espiritualidade e a religiosidade. Portanto, notou-se como conclusão que, sob a luz de Paulo Freire e da Política Nacional de Humanização, a dimensão espiritual-religiosa é essencial na vivência do paciente renal crônico em hemodiálise, porém não há estudos na área com a enfermagem, o que leva a necessidade de estudos acerca da problemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victória Ribeiro Teles, Universidade de Vassouras

Discente do Curso de Enfermagem. IC. Integrante do Nupetmae-CNPq. Universidade de Vassouras, Brasil.

Universidade de Vassouras

Marilei de Melo Tavares

Psicóloga. Pós-doutorado pela UERJ. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem - Mestrado Profissional Ensino na Saúde: Formação docente interdisciplinar para o SUS da Universidade Federal Fluminense - UFF. Líder do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). Professora Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras. RJ, Brasil

Thiago Nogueira Silva, Universidade Federal Fluminense

Enfermeiro. Doutorando no Programa de pós-graduação ciências do cuidado, UFF. Integrante dos Grupos de Pesquisa CNPq: Ensino, Criatividade e Cuidado em Enfermagem e Saúde (Nupeccs) e Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae). RJ, Brasil.

Marcia Cristina Moccellin, Universidade Federal Fluminense/MPES

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – Mestrado Profissional Ensino na Saúde: Formação docente interdisciplinar para o SUS da Universidade Federal Fluminense – MPES/UFF. Integrante do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). RJ, Brasil. 

Géssica da Conceição Vicente, Universidade de Vassouras

Acadêmica de Enfermagem. Integrante do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). Aluna de Iniciação Científica-IC. Universidade de Vassouras – Campus Maricá. RJ, Brasil.

Brenda da Silva França, Universidade de Vassouras

Acadêmica de Enfermagem. Integrante do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). Aluna de Iniciação Científica-IC. Universidade de Vassouras. RJ, Brasil.

Bruno Azevedo Silva, Universidade de Vassouras

Enfermeiro. Foi bolsista PIBIC na Universidade de Vassouras. Integrante do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). RJ, Brasil.

Ariel Ferreira de Mello, Universidade de Vassouras - FACMAR

Acadêmica de Medicina Veterinária. Integrante do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). Aluna de Iniciação Científica-IC. Universidade de Vassouras - FACMAR. RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

10/08/2021

Como Citar

Teles, V. R., Tavares, M. de M., Silva, T. N. ., Moccellin, M. C., Vicente, G. da C., França, B. da S., Silva, B. A. ., & Mello, A. F. de . (2021). HEMODIÁLISE E A DIMENSÃO ESPIRITUAL-RELIGIOSA: UMA REFLEXÃO FUNDAMENTAL PARA A ENFERMAGEM E SEU PACIENTE. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(7), e27504. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.504