BOTANICAL MYTHS: FAKE NEWS OF THE CONTEMPORARY WORLD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.524

Palavras-chave:

Mitos agroflorestais, Pensamento humano, Infalibilidade, Fisiologia vegetal, Evidência científica

Resumo

Os mitos assumem muitas formas, dependendo das culturas em que os encontramos; entretanto, sua função é sempre explicar os fenômenos naturais que ocorrem em seu entorno. Conforme observado ao longo da história humana, trata-se de uma condição inerente para a espécie humana acreditar na metafísica e usar seu pensamento individual e introspectivo como forma de alcançar seus sonhos e objetivos, algo que funciona como uma 'força-motriz' responsável em muitos casos por governar e inspirar o indivíduo humano. Além disso, populações ou parte de comunidades que obtêm/obtiveram seu sustento e/ou subsistência diretamente da atividade agrícola expressam espontaneamente uma maior disposição em acreditar nos mitos agroflorestais 'infalíveis', que explicam os possíveis fenômenos botânicos. Diante disso, nosso presente estudo lista as principais bases fisiológicas que refutam diferentes mitos botânicos com base em evidências comprovadas em artigos originais. Além disso, nossa abordagem fenomenológica foi realizada de forma eclética no campo da botânica e não está vinculada a nenhuma autoridade ou escola filosófica específica. Finalmente, exploramos e integramos abordagens diferentes e mutuamente compatíveis para fornecer ao leitor uma compreensão global da "infalibilidade" dos mitos botânicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Gustavo Momberg da Silva

Graduado em Ciências Biológicas (Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP) com especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade de Tecnologia Internacional e professor da Escola Estadual Prof. Orestes Óris de Albuquerque e da Escola Estadual Ivens Vieira.

Felipe Girotto Campos

Felipe Girotto Campos graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná com mestrado em Agronomia (Horticultura) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica), atualmente sou Pós-Doc e professor substituto no Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu.

Downloads

Publicado

05/08/2021

Como Citar

Baron, D., Momberg da Silva, C. G., & Girotto Campos, F. (2021). BOTANICAL MYTHS: FAKE NEWS OF THE CONTEMPORARY WORLD. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(7), e27524. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.524