CONTRIBUIÇÕES DA IMPLANTAÇÃO DO SCRUM COMO METODOLOGIA ÁGIL PARA A OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO DE PROJETOS NAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Jefferson Carvalho Dantas Faculdade do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.541

Palavras-chave:

Método, Ágil, Scrum, Gestão

Resumo

Trabalho apresentado sobre a utilização do método ágil como forma de otimizar a gestão de projetos e processos. Entre as tarefas o estudo apresentado foi à utilização do SCRUM, com o seu guia, consultando o Guia Ágil e o PMBOK do Project Management Institute (PMI). Difundir os conceitos de Gestão Ágil e trazer o entendimento do que é Product Back Log, Sprint Back Log, Product Owner, Scrum Master e um Time Scrum dentro de um projeto com base no Guia SCRUM, com mais artigos e livros do tema. Com uma experiência em empresas públicas e privadas o autor apresenta o método para efetivar o planejamento das organizações e o entendimento de como é importante à agilidade no gerenciamento de projetos e processos. Assim, observa-se que muitas organizações não possuem um método de trabalho. Até existe um Planejamento Estratégico, Missão, Visão, Princípios e Valores. Só que falta um método ágil para melhorar a produtividade na organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Carvalho Dantas, Faculdade do Maranhão

Possui Graduação em Analise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade do Maranhão (2016); Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Unyleya - DF (2017); Especialização em Gestão de T.I pela Faculdade Única de Ipatinga - MG (2019); Especialização em Segurança da Informação pela Faculdade IBRA - MG (2020); Especialização em Gestão de Pessoas pela Faculdade Única de Ipatinga - MG (2020); Especialização em Educação a Distância 4.0 pela Faculdade FAEL - MA (2020); Cursando MBA em Gestão de Projetos pela Faculdade IBRA - MG, Conclusão (2021); Cursando Complementação Pedagógica em Matemática pela Faculdade IBRA - MG, Conclusão (2021). Profissional de T.I com ênfase em Infraestrutura, Suporte e Desenvolvimento Web, implementação de soluções computacionais utilizando-se de recursos de hardware e software, infraestruturas de redes e integrações de dados, desenvolvimento de soluções e participação em processos de documentações.

Downloads

Publicado

12/08/2021

Como Citar

Carvalho Dantas, J. . (2021). CONTRIBUIÇÕES DA IMPLANTAÇÃO DO SCRUM COMO METODOLOGIA ÁGIL PARA A OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO DE PROJETOS NAS ORGANIZAÇÕES. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(7), e27541. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.541