ANÁLISE DAS AÇÕES VOLTADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOS NOVOS SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS UM ESTUDO DE CASO NA UFSC

Autores

  • Patrícia Ida Gonçalves Pinheiro Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lizete Maria Torres Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-8088-3514
  • Marcos Baptista Lopez Dalmau

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.555

Palavras-chave:

Servidor Técnico Administrativo em Educação

Resumo

O quadro de recursos humanos de uma universidade representa um elemento essencial na consecução de sua missão institucional. Devido aos desafios enfrentados na gestão universitária, ela há que se preocupar com a capacitação de seus servidores técnicos administrativos em educação, especialmente no período de sua chegada e adaptação ao ambiente de trabalho. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar se as ações de capacitação realizadas pela UFSC contribuem para a diminuição das lacunas de competências dos servidores técnicos administrativos em educação recém contratados. No que tange aos aspectos metodológicos, a pesquisa é de natureza aplicada com abordagem qualitativa e descritiva, sendo um estudo de caso. Em relação aos sujeitos considerou-se representantes dos técnicos administrativos que recém ingressaram na instituição e foram alocados nas unidades de ensino, bem como seus gestores e representantes da política de capacitação de pessoas da universidade. Para coleta de dados, além da pesquisa bibliográfica e documental, utilizou-se como instrumento entrevistas semiestruturadas. A análise de dados foi feita por meio de análise de conteúdo. Evidenciou-se através do estudo o desalinhamento entre as ações de capacitação oferecidas pela instituição e as necessidades de desenvolvimento de competências do novo servidor no início do exercício da função no novo setor. É possível afirmar que o servidor é alocado em um determinado setor sem antes passar por processos de capacitação e treinamento que o permitam desenvolver minimamente as competências requeridas para desempenhar suas tarefas.

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Biografia do Autor

Patrícia Ida Gonçalves Pinheiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Lizete Maria Torres, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Marcos Baptista Lopez Dalmau

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

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Publicado

20/08/2021

Como Citar

Gonçalves Pinheiro, P. I., Maria Torres, L. ., & Baptista Lopez Dalmau, M. (2021). ANÁLISE DAS AÇÕES VOLTADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOS NOVOS SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS UM ESTUDO DE CASO NA UFSC. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(7), e27555. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.555