SENTIMENTOS VIVENCIADOS POR GESTANTES COM DIAGNOSTICO DE DIABETES GESTACIONAL : REVISÃO DE ESCOPO

SCOPE REVIEW

Autores

  • Luciana Queiroz ESCOLA DE SAÚDE PUBLICA DO CEARA
  • Samuel Miranda Mattos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.564

Palavras-chave:

Dificuldades, Patologia, gestantes, Diabetes Mellitus Gestacional

Resumo

Ao abordar sentimentos vivenciados por gestantes com diabetes mellitus gestacional (DMG), esta revisão de escopo tem o objetivo de mapear, na literatura, as principais dificuldades que permeiam a vida das gestantes com diagnóstico de DMG.
O levantamento de dados foi feito no período de agosto de 2020 nas fontes de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), bem como na literatura cinza. O processo de aprendizado acerca dessa patologia pode ser difícil e, em alguns casos, pode estar relacionado à baixa escolaridade da gestante ou a fatores psíquicos, como negação da patologia, ansiedade, angústia, medo, insegurança, impotência, entre outros sentimentos gerados com as restrições alimentares, privação de sono, hipertensão etc. Assim, sugere-se intensificar pesquisas com vista à promoção de saúde e à prevenção dos agravos às gestantes com DMG, a fim de diminuir a morbimortalidade materno-fetal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23/08/2021

Como Citar

Queiroz , L. ., & Mattos, S. M. (2021). SENTIMENTOS VIVENCIADOS POR GESTANTES COM DIAGNOSTICO DE DIABETES GESTACIONAL : REVISÃO DE ESCOPO: SCOPE REVIEW. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(7), e27564. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.564