AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DO USO DE TERRAS-RARAS EM BIOMATERIAIS ATRAVÉS DA ANÁLISE DE PATENTES

Autores

  • Ellen Cristine Giese Centro de Tecnologia Mineral (CETEM)

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.590

Palavras-chave:

Biomateriais, Terras Raras, Patentes

Resumo

Os biomateriais consistem em produtos que atuam nos sistemas biológicos, os quais compreendem materiais diversos como metais ou ligas metálicas, cerâmicas e polímeros variados, que sejam biocompatíveis e bioativos. O desenvolvimento de biomateriais contendo terras-raras tem apresentado considerável destaque nos últimos anos principalmente devido às características luminescentes destes elementos que garantem seu emprego em exames de imagem. O objetivo deste trabalho foi analisar as inovações tecnológicas depositadas na base de dados da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI). Desde 2010, apenas 6 patentes foram publicadas na temática estudada, sendo as mesmas provenientes da China, Japão e Rússia. As aplicações dos biomateriais concentraram-se na área de nanotecnologia, com ênfase para compostos intermetálicos e cerâmicas avançadas, buscando o emprego dos mesmos em medicina diagnóstica e despoluição ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen Cristine Giese, Centro de Tecnologia Mineral (CETEM)

Doutora em Engenharia e Ciências de Alimentos pela UNESP-IBILCE, Mestre em Biotecnologia, Especialista em Bioquímica Aplicada e Graduada em Química pela Universidade de Londrina. Pesquisadora no Centro de Tecnologia Mineral.

Downloads

Publicado

26/08/2021

Como Citar

Giese, E. C. (2021). AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DO USO DE TERRAS-RARAS EM BIOMATERIAIS ATRAVÉS DA ANÁLISE DE PATENTES. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(7), e27590. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.590