A PANDEMIA DO COVID-19 E SEU IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DA HUMANIDADE - REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.618

Palavras-chave:

Covid-19, Pandemia, Saúde Mental, Transtornos Psiquiátricos

Resumo

A expansão pandêmica do Covid-19 por mais de 100 países ao redor do mundo fez com que diversos governos decretassem medidas restritivas de mobilidade social, conhecidas como ‘isolamento social’. Associado a isso, uma doença ainda em estudo com possibilidade de causar graves complicações gera medo, ansiedade e estresse. Esse novo cenário pode ter, como efeito colateral, o desenvolvimento ou o agravamento de diversas síndromes de ordem psiquiátrica. Toda a população é afetada no contexto de pandemia, mas cabe ressaltar os profissionais da linha de frente como um grupo de risco para o desenvolvimento de psicopatologias associadas à exaustão, frustrações e sentimento de impotência diante do aumento da exigência imposta á área da saúde. Apesar da relação entre a pandemia e as repercussões para a saúde mental proposta neste trabalho ser um tema com extrema relevância, é sabido que ainda carece de maiores estudos. Essa informação pode ser corroborada com o fato de ser uma doença ainda nova, que precisa de estudos mais profundos em diversas vertentes. Devido a essa carência, o presente estudo buscou informações relevantes em diversas bibliotecas digitais, com o intuito de integrar dados sobre a temática abordada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus de Almeida Schittini

Graduando em Medicina, atualmente no 6º ano, no Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Participou do Programa de Monitoria de Ensino, vinculado a disciplina Histologia em 2019. Atuou como membro Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACLIM) e Liga Acadêmica de Diagnóstico e Raciocínio Clínico (LADIRC). Publicou artigo completo em periódico, em capítulos de livros e apresentação em congresso. Participou de comissões de organização de congresso e simpósio, além de frequentar congressos, simpósios e cursos de qualidade. Concluiu com êxito o curso de ACLS em 2021.

Brenda Duarte Bassetti, Centro Universitário do Espirito Santo (UNESC)

Graduanda em Medicina, atualmente no 6º ano, no Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Membro da Liga Acadêmica de Clínica Cirúrgica (LACC) e da Liga Acadêmica de Cardiologia (LICARDIO). Publicou em anais de eventos e realizou apresentação em congresso. Frequenta congressos, simpósios e cursos. Concluiu com êxito o curso de ACLS em 2021. Fluente em português e inglês.

Eduarda Cani Gatti, Centro Universitário do Espirito Santo (UNESC)

Graduanda em Medicina, atualmente no 6º ano, no Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Publicou em capítulo de livro e apresentação em congresso. Frequenta congressos, simpósios e cursos. Concluiu com êxito o curso de ACLS em 2021.

Gabriela Gatti Machado, Centro Universitário do Espirito Santo (UNESC)

Graduada em Farmácia (2015) pelo Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Graduanda de Medicina, atualmente no 6° ano, no Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Atuou na diretoria da Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACLÍM), como membro na Liga Acadêmica de Cirurgia (LACC) e Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (GENUS). Publicou em capítulo de livro e apresentou trabalho na modalidade oral em Congresso. Concluiu com êxito o ACLS em 2021.

Gabriela Lopes da Silva Almeida, Centro Universitário do Espirito Santo (UNESC)

Graduanda em Medicina, atualmente no 6º ano, no Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Atuou como membro da Liga Acadêmica de Anatomia Clínica (LAAC). Concluiu com êxito o curso de ACLS e o curso de Emergência Clínicas (CLINICS) em 2021. Realizou estágio extracurricular, publicou em capítulo de livro, participa de congressos, simpósios e cursos.

Luiz Fernando Ferraço Boldrini, Centro Universitário do Espirito Santo (UNESC)

Graduando em Medicina, atualmente no 6º ano, no Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Atuou como membro da Liga Acadêmica de Pneumologia (LIAP) e membro da Liga Acadêmica de Clínica Cirúrgica (LACC). Publicou em capítulo de livro e participa de congressos, simpósios e cursos de qualidade. Concluiu o ACLS com êxito em 2021.

Mariana Serapião Rebelin, Centro Universitário do Espirito Santo (UNESC)

Graduanda de Medicina, atualmente no 6° ano, no Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Atuou como presidente da Liga Acadêmica de Cardiologia (LICARDIO). Publicou em capítulos de livro e anais de eventos, apresentou trabalhos na modalidade pôster e formato oral em congressos. Organizou o I e II Curso de Eletrocardiograma oferecido pela LICARDIO, sendo a responsável por desenvolver o material didático de ambos os cursos. Realizou com êxito o ACLS administrado em 2021. Realizou trabalho voluntário na AEMED-ES (Associação de Estudantes de Medicina do Espírito Santo) na comissão de comunicação e ajudou a organizar aulas do Projeto Studium na área de Clínica Médica. 

André de Oliveira Lourenço, Centro Universitário do Espirito Santo (UNESC)

Graduado em Medicina pela Faculdade Brasileira UNIVIX (2012). Médico psiquiatra. Professor de Psiquiatria no Internato do Curso de Medicina do Centro Universitário do Espírito Santo, médico plantonista do Hospital Maternidade de São Mateus e médico da Prefeitura Municipal de São Mateus

Downloads

Publicado

03/09/2021

Como Citar

de Almeida Schittini, M., Duarte Bassetti, B. ., Cani Gatti, E. ., Gatti Machado, G., Lopes da Silva Almeida, G., Ferraço Boldrini, L. F. ., Serapião Rebelin, M., & de Oliveira Lourenço, A. (2021). A PANDEMIA DO COVID-19 E SEU IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DA HUMANIDADE - REVISÃO DE LITERATURA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(8), e28618. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.618