TECNOLOGIAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA ASSISTÊNCIA À ATENÇÃO PRIMÁRIA: UMA REFLEXÃO SOB A ÓTICA DE PAULO FREIRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.644

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde. Tecnologia em Saúde. Tecnologia Leve. Paulo Freire.

Resumo

Este estudo buscou contribuir com a reflexão crítica na adesão das tecnologias educativas na assistência à saúde pela equipe multiprofissional no contexto da atenção primaria. Baseou-se de uma revisão integrativa, com subsídio qualitativa e viés reflexivo, quando os dados foram interpretados a partir do olhar crítico dos pesquisadores e à luz do subsídio teórico de Paulo Freire sobre a prática educativa. Trata-se de uma revisão integrativa com viés reflexivo viés reflexivo, a partir do olhar crítico dos pesquisadores e à luz do subsídio teórico de Paulo Freire sobre a prática educativa. As buscas foram realizadas nas bases de dados: LILACS e BDENF, acessadas por meio da busca avançada na BVS. Utilizou-se os descritores associados pelos operadores booleanos: “Atenção Primaria” AND Tecnologia OR Saúde, incluindo, estudos de reflexão, teses, dissertações e artigos originais disponíveis na íntegra no formato on-line, publicados na íntegra entre os anos de 2015 a 2021.De acordo com os critérios de elegibilidade, foram inclusos 12 artigos neste estudo. Nessa perspectiva, a partir da ótica reflexiva de Paulo Freire, no viés da educação inclusiva, que pode ser alcançada através das tecnologias educativas que aumentaram o acesso às ações de saúde oferecidas à população e induzem a integralidade da assistência. Portanto, a adesão dessas ferramentas possibilita a participação ativa do profissional como educador no processo da aprendizagem, propiciando o desenvolvimento contínuo das habilidades assistências tanto do paciente quanto dos profissionais da área de saúde.

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Biografia do Autor

Bruno Abilio da Silva Machado

Graduado em Radiologia pela UNINASSAU. Especialista em Neuroeducação pela FAEL

Emanuel Osvaldo de Sousa

Fisioterapeuta. Especialista em Fisioterapia Traumato Ortopédica pela UESPI

João Felipe Tinto Silva

Graduando em Enfermagem pelo Centro Universitário de Ciências e Tecnologias do Maranhão (UNIFACEMA) e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

João Eduardo Gomes  de Oliveira 

 

Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UDESC

 

Luana Pereira Ibiapina Coêlho

Enfermeira Obstetra pelo Programa de Residência Uniprofissional pela UEMA

Anna Beatriz Conceição de Souza

Graduanda em Nutrição pela UFPA

Victor Guilherme Pereira da Silva Marques

Graduando em Enfermagem pela UNIFAPI

Joab Gomes da Silva Sousa

Mestrando em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri-URCA

Mariel Wágner Holanda Lima

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Sarah Maria Osório de Carvalho

Graduanda em Enfermagem pela UNIFSA

Wesley Romário Dias Martins

Pós-graduando em Gestão e Auditoria em Serviços da Saúde - Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Francilene Vieira da Silva Freitas

Doutora em Biotecnologia pela UFPI

Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira

Doutoranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza-CE

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Publicado

15/09/2021

Como Citar

Machado, B. A. da S. ., Sousa , E. O. de ., Silva, J. F. T. ., de Oliveira , J. E. G., Coêlho , L. P. I., de Souza , A. B. C. ., Marques, V. G. P. da S. ., Sousa , J. G. da S. ., Lima , M. W. H. ., de Carvalho, S. M. O. ., Martins , W. R. D. ., Freitas , F. V. da S. ., & de Oliveira , I. M. M. . (2021). TECNOLOGIAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA ASSISTÊNCIA À ATENÇÃO PRIMÁRIA: UMA REFLEXÃO SOB A ÓTICA DE PAULO FREIRE. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(8), e28644. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.644