ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA E LEITURA: A IMPORTÂNCIA DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.656

Palavras-chave:

artigo objetiva ressaltar a importância do ensino da Língua Portuguesa

Resumo

Este artigo objetiva ressaltar a importância do ensino da Língua Portuguesa na interpretação da leitura, bem como, a influência exercida por ela na vida das pessoas. A pesquisa ora apresentada busca incentivar educadores a introduzirem a leitura e interpretação em suas abordagens em sala. Ao analisarmos a importância da leitura da sua interpretação no cotidiano das pessoas, veremos que para além de enriquecer o vocabulário das pessoas, a interpretação textual instiga o ato de pensar, desenvolve a criticidade e a destreza da compreensão textual. O estudo considerou como as práticas pedagógicas podem influenciar o ato de despertar a leitura na vida dos alunos. Para construção deste artigo utilizamos da pesquisa bibliográfica, a qual considerou essencial a construção da crítica ao objeto de estudo. Por fim, consideramos que o ensino da leitura da disciplina de língua portuguesa é primordial para a construção de saberes da leitura para os alunos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Tozzo Barbosa, Universidade Estadual do Centro - Oeste PR

Possui Graduação (Licenciatura) em Letras e Literaturas pela Universidade Estadual do Centro -Oeste - Unicentro (2020). Especialista em Letras e Literaturas pela Faculdade Venda Nova do Imigrante Faveni (2020). Graduada em Tecnologia em Comércio Exterior pela Faculdade de Tecnologia Internacional - Facinter (2010). Atualmente é auxiliar administrativo da Prefeitura Municipal de Rancho alegre D´Oeste- PR.

Itamar Rodrigues Paulino

Doutor em Teoria Literária UnB. Professor, pesquisador e coordenador do Programa de P´os-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida e do Programa de Pesquisa e Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. 3. ed. Brasília: MEC, 2001.

FILIPOUSKI, Ana Mariza Ribeiro; MARCHI, Diana Maria. A formação do leitor jovem: temas e gêneros da literatura. Erechim: Edelbra, 2009.

FONSECA, João José Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2011 (Coleção Questões da Nossa Época; 22).

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2006. (Coleção Primeiros Passos; 74)

Downloads

Publicado

20/09/2021

Como Citar

Tozzo Barbosa, M., & Rodrigues Paulino, I. . (2021). ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA E LEITURA: A IMPORTÂNCIA DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(8), e28656. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.656