IDENTIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DOS STAKEHOLDERS NA CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i1.68

Resumo

O estudo tem por objetivo identificar e apresentar a percepção dos stakeholders presentes nas relações internas e externas de uma Escola de Governança Pública (EGP) e que fizeram parte do processo de construção do Planejamento Estratégico Institucional (PEI) da EGP. Trata-se de uma pesquisa empírica ancorada na efetiva participação de todos os stakeholders, em que barreiras, ameaças, oportunidades e desafios foram analisados. O objeto de pesquisa foi uma Escola de Governança Pública (EGP) de um estado da Federação, que é responsável pela promoção do desenvolvimento e valorização do servidor público. A pesquisa empregou as abordagens qualitativas e quantitativas, de forma complementar, e múltiplos métodos de pesquisa foram utilizados como entrevista em profundidade, grupo focal e pesquisa tipo survey, de forma a capturar a percepção dos diferentes stakeholders. Os resultados da pesquisa mostram que os stakeholders primários da EGP são os prestadores de serviços de segurança, higienização e Tecnologia da Informação (TI); Secretários, Diretores e Presidentes de organizações públicas; alunos; professores e egresso; para superar as barreiras internas é preciso maior alinhamento da EGP com os prestadores de serviços de TI e o reconhecimento da missão da EGP pelas demais instituições públicas estaduais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Castro Gomes, EGPA / PPAD UNAMA

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa; Mestre em Economia pela Universidade da Amazônia; Graduação em Licenciado Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade da Amazônia (PPAD/UNAMA). Pesquisador do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (CEPPE/EGPA).

Laurimar de Matos Farias, EGPA / SEDUC / SEMEC

Doutor em Educação, Linha de Políticas Públicas Educacionais, pela Universidade Federal do Pará. Pesquisador do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (CEPPE/EGPA). Professor Classe IV da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC) e da Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC).

Luciana Rodrigues Ferreira, EGPA / PPAD UNAMA

Doutora em Educação, linha de Estado, Política e Formação Humana, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade da Amazônia (PPAD/UNAMA). Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento socioambiental (PPGC/UNAMA). Pesquisadora do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (CEPPE/EGPA). Bolsista FIDESA.

Flavio Heleno Solano Reis, EGPA/Cosmopolita/ESMAC

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional, pela Universidade de Taubaté (UNITAU), Técnico Nível Superior lotado no Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (CEPPE/EGPA), Docente nas faculdades ESMAC e Cosmopolita.

Downloads

Publicado

06/02/2021

Como Citar

Castro Gomes, S., de Matos Farias, L., Rodrigues Ferreira, L., & Solano Reis, F. H. (2021). IDENTIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DOS STAKEHOLDERS NA CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(1), 202–218. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i1.68