​PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL DE EDIFÍCIOS VERTICAIS MULTIFAMILIAR

Autores

  • Katia Maria de Souza França

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i9.762

Palavras-chave:

Planejamento Estrategico, Desenvolvimento Sustentáveis Mmrketing, Marketing na Construção Civil

Resumo

O referido artigo tem como objetivo principal avaliar até que ponto as empresas de Construção Civil da Capital de João Pessoa no Estado da Paraíba utilizam o Planejamento Estratégico, o Desenvolvimento Sustentável e o Marketing. Baseando-se nessa complexidade, o presente trabalho busca evidenciar o Planejamento Estratégico como ferramenta de gestão adequada ao desenvolvimento de cidades na sustentabilidade da Construção Civil. O Setor escolhido para a realização do estudo foi escolhido porque o setor está em crescimento nos municípios e apresenta carências em muitos bairros, principalmente nas áreas de infraestrutura, divulgação e preservação ambiental. Utilizou-se como técnica de investigação: entrevistas realizadas junto aos Empreendedores do setor da Construção Civil e os órgãos competentes como a Prefeitura local. O mais importante que crescer é planejar, como isso acontece de tal modo que o equilíbrio entre o homem, a natureza e a economia seja alcançado, pois, entre os conceitos de estratégia, sustentabilidade e o marketing são maneiras adequadas de buscarmos o desenvolvimento da capital de João Pessoa, intencionando que todos os envolvidos se beneficiem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Maria de Souza França

Florida Christian University

Referências

RIBEIRO, A. L. Sistemas de indicadores de sustentabilidade para a Amazônia. Tese. Universidade Federal do Pará, 2000. Disponível em: <http://www.geocities.com/adagenor>. Acesso em: 2 jan. 2008.

SACHS, I. Desenvolvimento Sustentável, bio-industrialização descentralizada e novas configurações rural-urbana: os casos da Índia e do Brasil. In: VIEIRA, P. F., WEBER, J. Gestão de Recursos Naturais Renováveis e Desenvolvimento: novos desafios para a pesquisa ambiental. São Paulo: Cortez, 1997.

SAMARA, B.S.; BARROS, C.J. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologia. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

SEBRAE. Disponível: <http://www.sebrae.colm.br>. Acesso em: 10 set. 2009.

SILVA, C. L.; MENDES, J. T. G. (orgs.). Reflexões sobre o desenvolvimento sustentável: agentes e interações sob a ótima multidisciplinar. Petrópolis, Vozes, 2005.

SILVA JÚNIOR. Daniel Ferreira. Análise de adequação das estratégias de marketing para comercialização de edificações residenciais na cidade de João Pessoa. Projeto de Dissertação de Mestrado, UFPB, João Pessoa: 1997.

VALERIANO, Dalton. Moderno Gerenciamento de Projetos. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

Downloads

Publicado

25/10/2021

Como Citar

Souza França, K. M. de . (2021). ​PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL DE EDIFÍCIOS VERTICAIS MULTIFAMILIAR. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(9), e29762. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i9.762