TRATAMENTO DAS LESÕES ENDO-PERIODONTAIS: UMA REVISÃO DE ESCOPO

Autores

  • Belen retamal-Valdes Universidade Guarulhos
  • Kamila Ribeiro do Nascimento Jabur
  • Silvana Felisberto Monteiro
  • Laryssa Macedo de Oliveira
  • Renata Queiroz Tavares
  • Cristiane Gonçalves
  • Magda Feres

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i2.83

Palavras-chave:

lesão endo-perio, tratamento, classificação, tratamento endodôntico, tratamento periodontal

Resumo

As lesões endo-periodontais são lesões destrutivas que acometem o tecido periodontal e pulpar de um determinado dente. O diagnóstico e o tratamento dessas lesões representam um grande desafio na prática clínica. Logo, o objetivo desta revisão foi responder a seguinte pergunta foco: “Quais são os protocolos de tratamento para as lesões endo-periodontais?” Uma revisão de escopo foi realizada de acordo com as normas PRISMA-ScR. A base de dados MEDLINE (pubmed) foi pesquisada até agosto de 2020. Foram procurados estudos com qualquer desenho que relataram o tratamento endodôntico e periodontal de pelo menos um dente com lesão endo-periodontal. A busca eletrônica gerou 238 títulos/resumos e 44 artigos foram incluídos nesta revisão. No total, 545 voluntários foram incluídos e 651 dentes foram diagnosticados/tratados como lesões endo-periodontais. A terapia de maior prevalência foi o tratamento endodôntico convencional antes da terapia periodontal cirúrgica, seguido pelo tratamento endodôntico cirúrgico sendo realizado ao mesmo tempo que o tratamento periodontal cirúrgico, e em menor proporção a terapia periodontal não cirúrgica antes da terapia endodôntica. Não existiram relatos de casos onde o tratamento periodontal cirúrgico ocorreu antes da endodontia convencional. Em conclusão, o tratamento das lesões endo-periodontais deve envolver tanto a terapia endodôntica quanto a periodontal. A maioria dos casos relatados iniciou o tratamento pela endodontia convencional e seguido pelo tratamento periodontal (não-cirúrgico e/ou cirúrgico). Porém, ainda existe controvérsia se deve ser aguardado um tempo de reparo entre os dois tratamentos. A maioria dos dentes diagnosticados com algum tipo de lesão endo-periodontal e tratados tem resultados positivos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Belen retamal-Valdes, Universidade Guarulhos

Cirurgiã dentista, mestrado em odontologia (área de concentração em periodontia), doutorado em odontologia (área de concentração em periodontia).

Kamila Ribeiro do Nascimento Jabur

cirurgia dentista.

Silvana Felisberto Monteiro

cirurgia dentista.

Laryssa Macedo de Oliveira

cirurgião dentista, mestranda em odontologia (área de concentração em periodontia).

Renata Queiroz Tavares

cirurgia dentista, especialista em periodontia, especialista em ortodontia, mestranda em odontologia (área de concentração em periodontia).

Cristiane Gonçalves

cirurgia dentista, especialista em periodontia, especialista em microbiologia oral, especialista em radiologia odontológica e imaginologia, mestrado em periodontia, doutorado em odontologia (área de concentração em periodontia).

Magda Feres

cirurgia dentista, especialista em periodontia, mestrado em periodontia, doutorado em ciências médicas e biologia oral.

Downloads

Publicado

25/03/2021

Como Citar

retamal-Valdes, B., Ribeiro do Nascimento Jabur, K. ., Monteiro, S. F. ., Oliveira, L. M. de ., Tavares, R. Q. ., Gonçalves, C., & Feres, M. (2021). TRATAMENTO DAS LESÕES ENDO-PERIODONTAIS: UMA REVISÃO DE ESCOPO . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(2), 339–400. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i2.83