A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA, UM CONTRASTE COM A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDBEN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i11.903

Palavras-chave:

Youth and Adult Education, School Dropout, Teaching methods, Apprenticeship, Law of Guidelines and Bases of Education

Resumo

 Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as principais causas da evasão escolar na modalidade da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Fábio da Silveira Barros, no município de Maraial e como objetivos específicos: identificar as causas que levam os estudantes da EJA a se evadirem; descrever as estratégias utilizadas pelos professores para o ensino da modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA e por último, averiguar sobre possíveis soluções para a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos – EJA. Outrossim, é importante contemplar a contribuição trazida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN, quando em seu surgimento, trouxe a substituição do termo “ensino supletivo” por “educação de jovens e adultos”, ampliando-se, desse modo, o conceito e a responsabilidade do Estado no que tange ao dever de atendimento a todos os estudantes incluídos na modalidade em estudo. Marco ímpar para o contexto. E com o desejo de responder à problemática da presente pesquisa, foram utilizados vários teóricos preocupados com o tema em estudo, dentre eles, Paulo Freire, Di Pierro, Moacy Gadotti, Lakatos, Gil,  entre outros, os quais contribuíram fortemente com os fundamentos teóricos apresentados nesta investigação. No tocante aos aspectos metodológicos, pode-se dizer tratar-se de um desenho não experimental, do tipo descritivo, de corte transversal e de enfoque misto. Como participantes deste estudo, tivemos 50 (cinquenta) estudantes (01 turma do III módulo da EJA e 01 turma do II módulo da EJA), 07 (sete) professores e 01(uma) gestora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayse Avany de Medeiros Soarea

Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Referências

Bell, J. (1997). Como Realizar um Projeto de Investigação. 3ª edição. Lisboa: Gradiva.

Campoy, A. T. J. (2018). Metodologia de lainvestigacion cientifica: manual para laelaboracion de tesis y

trabajos de investigacion. Marben Editora Gráfica S.A.

Constituição da República Federativa do Brasil: Promulgada em 5 de outubro de 1988. (2003). (32a ed.). São Paulo: Saraiva.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra.

Gil, A. C. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.

Lakatos, E. M. & Marconi, M. de A. (2003). Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas.

Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.

Minayo, M. C. de S. (1993). O desafio do conhecimento. São Paulo: Huci-tec.

Moll, J.et al. 2011. Educação de Jovens e Adultos. Porto Alegre: Mediação.

Parecer CNE/CEB N. 11/2000.

Downloads

Publicado

28/11/2021

Como Citar

Medeiros Soarea, D. A. de . (2021). A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA, UM CONTRASTE COM A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDBEN. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(11), e211903. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i11.903