O CONCEITO DE SEGURANÇA NA PSICOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i2.99

Palavras-chave:

Segurança, Conceito, Psicologia, Subjetividade, Instrumentalização

Resumo

Na busca pelo “conceito de segurança” em Psicologia, partiu-se da análise etimológica do termo, que, na consideração da tradição na qual foi gestado, sugeriu um sentido de crença. Investigou-se o processo de como um termo se transforma em conceito, também a definição de crença para a Ciência Psicológica, desvelando a área da Psicologia implicada no caso de uma abordagem genuinamente conceitual, neste caso, a Cognição Social, embora esta não privatizasse a temática. Gerou surpresa que o termo “segurança” tenha aparecido amiúde instrumentalizado; não conceituado. Tal foi a descoberta, entendida pelo fato da Psicologia trabalhar na ordem de um plano conceitual mínimo, dado seu objeto, a subjetividade, com suas múltiplas expressões, cuja dinamicidade dificulta a conceitualização.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fellipe Xavier de Moraes, Universidade Católica de Petrópolis

Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com experiência na área de Educação; Bacharelado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e cursa Mestrado em Psicologia na Universidade Católica de Petrópolis (UCP), tendo atuado na esfera de Gestão de Pessoas, Projetos Sociais e também no âmbito clínico. A dedicação à Clínica Psicológica se dá pelo atendimento em consultório particular, com abordagem orientada por formação em "Accelerated Experiential Dynamic Psychotherapy", oferecida pelo "Instituto AEDP-Brasil", em associação com "AEDP Institute of New York". Trata-se de abordagem fundada na esteira das Psicoterapias Integrativas, compartilhando pressupostos que vêm mantendo diálogo com os clínicos da Psicanálise, das Psicoterapias Breves, da Neurociência Afetiva,Teoria das Emoções, Experiências Somáticas, Teoria do Apego e Estudos do Desenvolvimento Infantil.

Cláudio Manoel Luiz de Santana, Universidade Católica de Petrópolis

Possui graduação em Filosofia (2004) e Teologia (2010) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC- Rio; Também é graduado em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2018). Possui Pós Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior pela Faculdade do Planalto Central (2015), Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Católica de Anápolis(2015) e Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis(2020). É sacerdote (pároco) - Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Teologia e Psicologia, com ênfase em Clínica, Humanismo e Logoterapia. Temas: Autoconhecimento, Espiritualidade e Sentido de Vida.

Downloads

Publicado

25/03/2021

Como Citar

Monteiro Campos, L. A., Xavier de Moraes, F., & Manoel Luiz de Santana, C. . . (2021). O CONCEITO DE SEGURANÇA NA PSICOLOGIA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(2), 255–269. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i2.99