TELERREABILITAÇÃO E TELEMONITORAMENTO CARDIORRESPIRATÓRIO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.336

Palavras-chave:

TELEATENDIMENTO, COVID-19, TELERREABILITACAO, REABILITACAO PULMONAR

Resumo

Introdução: A COVID-19 tem representado um desafio global aos sistemas de saúde, expandindo em velocidade crescente de óbitos. Métodos para controlar a propagação da doença como o isolamento social e o rastreio dos contactantes dos casos têm sido utilizados no mundo. Com o surgimento da COVID-19 foi necessário a expansão das aplicações e adoção de tecnologias de Telessaúde. Objetivo: Descrever os efeitos da telerreabilitação e do telemonitoramento cardiorrespiratório nos pacientes DPOC em isolamento social. Método: Pesquisa transversal, prospectiva. Foram avaliados 8 pacientes com diagnóstico de DPOC. Foram realizados 10 encontros através de plataforma digitais. Para avaliação foram aplicados os questionários de Medida de Independência Funcional, SF-36, Airways questionnaire 20 e Inventário de Depressão de Beck II, inicial e ao final do protocolo. Resultados: Houve resultados positivos, tendo visto que o telemonitoramento e a telerreabilitação foram uma alternativa para esses pacientes manterem o tratamento. E assim o protocolo de reabilitação manteve a funcionalidade dos indivíduos,  quanto à melhora de sintomas de ansiedade  25% dos pacientes tinham sintomas de depressão e após o programa de reabilitação somente 12,5% apresentou sintomas. O grau obstrutivo de vias áreas 37,5% dos participantes apresentaram grau de acometimento leve e após o programa 50%. De forma que houve aumento da pontuação da qualidade de vida dos mesmos. Conclusão: Verificamos que o telemonitoramento e telerreabilitação podem auxiliar na continuidade do programa de reabilitação fisioterapêutica dos pacientes com DPOC, superando as dificuldades de funcionalidade, obstrução de vias aéreas e depressão, melhorando assim a qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Machado de Freitas Freitas

Granduando no 8º semestre de fisioterapia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Atualmente vice- presidente da Liga de Fisioterapia em Reabilitação Cardiorrespiratória. E monitora academica da disciplina de Fisioterapia Respiratória e integrante do departemento de redação do Centro Academico de Fisioterapia da USCS. 

Camila Martins Alves Alves, Universidade Municipal São Caetano do Sul

Granduando no 8º semestre de fisioterapia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Atualmente presidente da Liga de Fisioterapia em Reabilitação Cardiorrespiratória. E monitora academica das disciplinas de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia Cardiológica. 

Luciana Aparecida Correa Feltrin

Granduando no 8º semestre de fisioterapia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. 

Adriana Paulino de Oliveira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Graduada em fisioterapia pela Universidade de Formação, Educação e Cultura (1995), especialista em fisioterapia respiratória pela Universidade da Cidade de São Paulo (1998) e mestre em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e RPGISTA (Método Original) (2009). Atuou como Supervisora do curso de especialização em fisioterapia respiratória da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Professora e supervisora de estágio da Universidade Nove de Julho. Atualmente é docente da Escola da Saúde e do Curso de Fisioterapia na Universidade Municipal de São Caetano do Sul nas disciplinas de Fisioterapia Pneumológica e Cardiológica, e Primeiros Socorros para o curso de fisioterapia Odontologia Biomedicina e enfermagem e Supervisora de estágio na área de ambulatório Cardiorrespiratório onde o público alvo são pacientes com DPOC, SAOS, Doenças neuromusculares, Asma, Apneia do sono e pós Covid-19.

Laura Cristiana Pereira Maia Maia, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Graduada em fisioterapia pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Pós- graduação Lato sensu em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva pela Faculdade de Medicina do ABC . Mestre em Ciências da Saúde com ênfase em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Membro do Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica na FMABC. Tem experiência na área de Fisioterapia em Saúde Pública, com ênfase em assistência domiciliar. Docente e Supervisora de Estágio no Curso de Fisioterapia. Docente no curso de medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Downloads

Publicado

14/06/2021

Como Citar

Freitas, C. M. de F., Alves, C. M. A., Aparecida Correa Feltrin, L. ., Oliveira, A. P. de, & Maia, L. C. P. M. (2021). TELERREABILITAÇÃO E TELEMONITORAMENTO CARDIORRESPIRATÓRIO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(5), e25336. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.336