COVID 19: UMA EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA– ALGUNS ASPECTOS DA INTRODUÇÃO DA VACINAÇÃO EM CONTAGEM (MG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.343

Palavras-chave:

O SARS-CoV-2 é um betacoronavírus descoberto em amostras de lavado bronco alveolar

Resumo

O SARS-CoV-2 é um betacoronavírus descoberto em amostras de lavado bronco alveolar, iniciou-se na China em dezembro de 2019. Pertence ao subgênero Sarbecovírus da família Coronaviridae e é o sétimo coronavírus conhecido a infectar seres humanos. Dentre os sete coronavírus humanos (HCoVS), cinco deles (HCoV-229E, HCoV-OC43, HCoV-NL63, HCoV-HKU1, SARS-COV), causam síndrome aguda grave. O modo de transmissão se dá por contato, por gotículas e aerossol de gotículas respiratórias por pessoas contaminadas ou pelo contato com superfícies ou objetos utilizados ou tocados pela pessoa contaminada. A maioria das infecções se espalha por contato próximo. O período de incubação é estimado entre 1 a 14 dias, com mediana de 5 a 6 dias. Em 17 janeiro de 2021 foram autorizadas duas vacinas contra a covid-19 para uso emergencial no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, uma do laboratório Sinovac (China), em parceria com o Instituto Butantan, e outra do laboratório Serum (Índia), em parceria com a Universidade Oxford, cuja tecnologia faz parte do acordo entre o laboratório AstraZeneca e BioManguinhos/Fiocruz. O objetivo deste trabalho de revisão é buscar informações acerca das principais mudanças após a introdução da vacina em Contagem (MG), região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Ricardo Magalhães, Una

Pós-Doutor em Educação (UFLO). Doutor em Engenharia Biomédica (IP&D-SJC). Mestre em Estatística e Experimentação (UFLA). Especialista em Docência Universitária: novos significados e perspectivas (UninCor). Especialista em Design Instrucional para o EaD Virtual (UNIFEI). Especialista em Matemática (UFSJ). Especialista em Matemática e Estatística (UFLA). Especialista em Fundamentos da Matemática (PUC-MG). Bacharel em Matemática Computacional (UFMG). Bacharel em Administração (UNESA). Licenciado em Matemática, Física e Desenho Geométrico (CNP). Licenciado em Pedagogia (UNIFRAN). Tecnólogo em Gestão de Turismo (UNESA).

Clecilene Gomes de Carvalho, Una

Graduada em Enfermagem pela UNINCOR. Graduada em Gestão em Serviços Jurídicos e Notariais pela UNINTER. Graduanda em Gerontologia pela UNINTER. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Estratégia Saúde da Família. Especialista em Psicologia da Inteligência Multifocal. Membro da Associação Mineira de Hipertensão Pulmonar. Professora orientadora de TCC/RPA da Faculdade Danta Casa BH. Graduada em Biomedicina pela UNA.

Downloads

Publicado

12/06/2021

Como Citar

Magalhães, S. R., & Gomes de Carvalho, C. (2021). COVID 19: UMA EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA– ALGUNS ASPECTOS DA INTRODUÇÃO DA VACINAÇÃO EM CONTAGEM (MG). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(5), e25343. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.343