ANÁLISE QUANTITATIVA DE COMPRIMIDOS PARTIDOS DE CAPTOPRIL 50 MILIGRAMAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.364

Palavras-chave:

Captopril, Determinação, Hipertensão arterial sistêmica, Partição de comprimidos

Resumo

A hipertensão arterial ou pressão alta como é popularmente conhecida, é uma doença crônica que afeta o aparelho circulatório que se caracteriza por valores de pressão arterial igual ou maior que 140/90 mmHg. O primeiro fármaco desenvolvido para tratar a hipertensão arterial foi o captopril. A prática de partição de comprimidos é comumente utilizada por profissionais de saúde, principalmente no tratamento de idosos e crianças. Dentre as desvantagens observadas nessa prática, a que mais causa preocupação é a de imprecisão na dosagem. O objetivo do estudo foi verificar se o teor de princípio ativo em comprimidos partidos de captopril 50 mg é uniforme nas metades obtidas. A quantidade de captopril foi determinada utilizando-se o método de titulação direta com iodo, descrito na Farmacopeia Brasileira. Os resultados demonstraram que, das quatro amostras analisadas, apenas uma apresentou diferença significativa entre as metades. Já nas análises feitas com comprimidos inteiros, os resultados mostraram que todas as amostras apresentaram teor de princípio ativo acima do limite máximo permitido pela agência reguladora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Ribeiro da Silva

Graduada em Farmácia pelo Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos- UNICEPLAC. 

Maria Amélia Albergaria Estrela

Possui graduação em Química pela Universidade de Brasília (2000), Mestrado (2004) e Doutorado (2010) em Química Analítica pela Universidade de Brasília e Especialização (2011) em Vigilância Sanitária pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Prestou serviços de apoio técnico ao Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DSAST) / Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) / Ministério da Saúde (MS). Atualmente é professora titular e coordenadora da Comissão Própria de Avaliação do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC). Tem experiência na área de Química Analítica e Ambiental, com ênfase em Voltametria e Potenciometria, atuando principalmente nos seguintes temas: ASV, análise de metais, medicamentos e pesticidas e exposição humana a contaminantes químicos.

Downloads

Publicado

24/06/2021

Como Citar

Ribeiro da Silva , B., & Albergaria Estrela, M. A. (2021). ANÁLISE QUANTITATIVA DE COMPRIMIDOS PARTIDOS DE CAPTOPRIL 50 MILIGRAMAS . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(5), e25364. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.364