ENFERMIDADES EM PROFISSIONAIS DOCENTES: UMA REALIDADE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PARÁ

Autores

  • Kemle Senhorinha Rocha Tuma Estácio

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.375

Palavras-chave:

Enfermidades, docentes, escolas públicas.

Resumo

Esta investigação aborda sobre as enfermidades em profissionais docentes, muitas destas, ocasionadas devido às precárias condições de trabalho, intensas jornadas laborais, número excessivo de alunos em sala de aula, falta de recursos e infraestrutura também são agravantes que podem contribuir para o adoecimento de profissionais docentes. A pesquisa teve como objetivo geral: Determinar as enfermidades em profissionais docentes das escolas públicas ocasionadas pelo exercício da profissão. E como objetivos específicos: descrever as condições de trabalho dos professores das escolas publicas; especificar as causas e motivos da baixa laboral; determinar os fatores de risco e as  causas  de enfermidades devido ao exercício da profissão docente; e analisar a saúde física e mental dos docentes. De acordo com o problema e os objetivos de investigação o enfoque da pesquisa é quantitativo, a técnica para coleta de dados foi através de questionário estruturado e escala, o método é descritivo, transversal, tipo entrevista. A população foi de 89 sujeitos que atuam em duas escolas estaduais, uma em Belém e outra em Ananindeua- PA.  O índice de confiabilidade do questionário completo foi obtido mediante o cálculo de estadístico alpha de Cronbach. Para análise de resultados se aplicou o programa estatístico SPSS v.23. O processo de análise de dados foi geral, dimensão laboral e dimensão a saúde física e mental. Os resultados revelam que o ambiente laboral, a satisfação e as condições de trabalho em que os docentes exercem seus ofícios, podem levá-los ao processo de adoecimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kemle Senhorinha Rocha Tuma, Estácio

Doutoranda em Ciências da Educação. Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Assunção, revalidação pela UFRJ (2018). Graduação em Enfermagem pela Escola Superior da Amazônia (2012). Letras - Universidades da Amazônia (2005). Letras -Inglês Universidade de Uberaba (2020). Pedagogia pela FAEL (2020). Pós-Graduação em Nefrologia pela IEFAP (2013). Educação Especial e Inclusiva (2019).Professora da rede estadual de ensino -SEDUC /PA.

Downloads

Publicado

24/06/2021

Como Citar

Tuma, K. S. R. (2021). ENFERMIDADES EM PROFISSIONAIS DOCENTES: UMA REALIDADE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PARÁ. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(5), e25375. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.375