INCLUSÃO FAMILIAR E ESCOLAR DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i2.1136Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Relações Interpessoais, Síndrome Comportamental, Educação Inclusiva, Interação infantil, AutismoResumo
Este estudo é uma revisão narrativa de literatura a qual teve como objetivo identificar e discutir as principais contribuições da família e da escola para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças diagnosticadas com Transtorno de Espectro Autista (TEA). A busca foi realizada nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico. De acordo com os estudos, o TEA consiste em um distúrbio do desenvolvimento neurológico de início precoce, caracterizado principalmente pelo comprometimento das habilidades sociais e de comunicação. Além disso, esses indivíduos podem apresentar hiperatividade, impulsividade, bem como comportamentos agressivos, respostas sensoriais e perceptuais peculiares, como o medo exagerado de estímulos inofensivos ou fascínio por estímulos visuais; distúrbios do sono e gastrintestinais; e epilepsia. Por isso, o maior desafio do desenvolvimento e tratamento comportamental do autista é a sua inclusão social e escolar. A inclusão de crianças com autismo no ensino regular depende, em grande parte, da participação da família no processo educativo, esta tem um papel de suma importância no desenvolvimento e aprendizagem da criança. As práticas educacionais devem ser sempre atualizadas, objetivando facilitar evolutivamente a integração de indivíduos com autismo na sociedade.
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