O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1268

Palavras-chave:

inclusão de pessoas com deficiências, escola, exame

Resumo

A inclusão de pessoas com deficiências em escolas de ensino regular vem passando por diferentes tipos de desafios, estes que variam de acordo com cada realidade escolar. Sendo que há problemas relacionados à acessibilidade, déficit de capacitação dos profissionais da educação para trabalhar com alunos com deficiências e também a baixa adesão de tecnologias como forma de auxílio no processo educacional. Para tanto, a pesquisa teve como objetivo identificar as concepções acerca da inclusão de pessoas com deficiência por intermédio do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Para o levantamento de dados, foram realizadas buscas no Periódico Capes e no Google Acadêmico, sendo que os dados foram analisados pelo método de Análise de Conteúdo de Bardin (2011), de maneira qualitativa. Verificou-se que as tecnologias são utilizadas como uma forma de suporte ao professor no processo de ensino aos alunos com deficiências e também contribuem para questões relacionadas à acessibilidade. Com isso, o uso de ferramentas tecnológicas podem proporcionar o desenvolvimento de diferentes tipos de habilidades aos estudantes.

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Biografia do Autor

Michael Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - if sertao pe

Matheus Vinicius Vidal de Andrade

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Philip Ramon de Araujo Santos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - if sertao pe

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Publicado

20/03/2022

Como Citar

Silva, M. ., Vidal de Andrade, M. V. ., & Araujo Santos, P. R. de. (2022). O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(3), e331268. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1268