RELAÇÃO ENTRE AS HABILIDADES DA BNCC PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (AGENDA 2030 - ONU): REFLEXÕES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Luiz Carlos Lombardo Piraino UNICESUMAR
  • Priscilla unicesumar

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.131

Palavras-chave:

BNCC, OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, HISTÓRIA, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Resumo

A associação do desenvolvimento das habilidades no currículo de História propostas na BNCC (2017) com a Agenda 2030 conferida pela ONU no ano de 2015 apresentam caminhos possíveis a serem trilhados no campo educacional de forma significativa e alicerçada em demandas contemporâneas da sociedade global. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica, propomos identificar possibilidades no desenvolvimento das habilidades propostas para a disciplina de História contidas na BNCC em associação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) apresentados na Agenda 2030. Espera-se contribuir para uma prática docente de História embasada em temas significativos e de grande relevância para os alunos, sendo estes entendidos como colaboradores e parceiros de uma comunidade global e interdependente nos mais variados aspectos e dos quais compõem toda a complexidade da vida em sociedade, levando em conta as instabilidades e incertezas que permeiam a vida cidadã do século XXI, qualificando a compreensão da realidade vigente como possibilidade de tratamento pedagógico nas aulas de História no Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

  • Priscilla, unicesumar

    Mestrado em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/2008), Especialização em Metodologia do Ensino da Arte pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER/2012). Especialização em História Econômica pela UEM (2004). Graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (FAFIMAN/2000). Graduação em Pedagogia/Licenciatura, pelo Centro Universitário Maringá (Unicesumar/2013). Atualmente é coordenadora de cursos de graduação do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), da Unicesumar; docente na pós-graduação lato-sensu em cursos de Educação; integrante da Comissão de Elaboração e Revisão de Itens/ENADE do Banco Nacional de Itens (BNI), pelo Instituto Anísio Teixeira (INEP/MEC); e integrante do Comitê de Pesquisa na Unicesumar. Faz parte do Banco de Avaliadores do Sinaes (BASis), pelo Ministério da Educação, para atos regulatórios de curso na modalidade presencial e a distância. Tem experiência na área educacional como coordenadora (Ensino Fundamental e Superior), como Professora da Educação Básica e em Cursos de Graduação e Pós-graduação lato-sensu.

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Publicado

29/04/2021

Como Citar

RELAÇÃO ENTRE AS HABILIDADES DA BNCC PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (AGENDA 2030 - ONU): REFLEXÕES E POSSIBILIDADES. (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(3), 01-19. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.131