RELAÇÃO ENTRE AS HABILIDADES DA BNCC PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (AGENDA 2030 - ONU): REFLEXÕES E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.131Palavras-chave:
BNCC, OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, HISTÓRIA, COMPETÊNCIAS E HABILIDADESResumo
A associação do desenvolvimento das habilidades no currículo de História propostas na BNCC (2017) com a Agenda 2030 conferida pela ONU no ano de 2015 apresentam caminhos possíveis a serem trilhados no campo educacional de forma significativa e alicerçada em demandas contemporâneas da sociedade global. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica, propomos identificar possibilidades no desenvolvimento das habilidades propostas para a disciplina de História contidas na BNCC em associação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) apresentados na Agenda 2030. Espera-se contribuir para uma prática docente de História embasada em temas significativos e de grande relevância para os alunos, sendo estes entendidos como colaboradores e parceiros de uma comunidade global e interdependente nos mais variados aspectos e dos quais compõem toda a complexidade da vida em sociedade, levando em conta as instabilidades e incertezas que permeiam a vida cidadã do século XXI, qualificando a compreensão da realidade vigente como possibilidade de tratamento pedagógico nas aulas de História no Ensino Fundamental.
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