INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA ESCOLA: UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2196

Palavras-chave:

Transtorno Autístico, Transtorno do Espectro Autista, Instituições Acadêmicas

Resumo

Desde 2013, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é entendido como o transtorno que engloba o conjunto de outras condições como a Síndrome de Asperger, o Transtorno Autista, o Transtorno Desintegrativo da Infância (Síndrome de Heller), o Transtorno de Rett e o Autismo Atípico. Sabendo da necessidade de integração e dos desafios escolares, o presente estudo buscou mostrar a importância da inserção de crianças autistas em classes cotidianas da rede regular de ensino, demonstrando também como possivelmente essa inserção pode ser feita, através do contato de crianças com e sem o transtorno, evidenciando os benefícios de troca de experiências e de cooperação entre si. Por isso, também são brevemente revisados os aspectos de tipos e graus autistas uma vez que é sabidamente desafiador para quaisquer indivíduos envolvidos durante esse processo: a dificuldade de interação social, de contato visual e de muitas vezes isolamento social por parte do autista acrescido de comportamentos estereotipados, preconceituosos e práticas de bullying dos colegas de classe refletem em um prisma de complexidade que pode resultar em medo e recusa por parte dos pais ao cogitarem educação dos seus filhos em âmbito escolar

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Biografia do Autor

  • Marcus Vinícius de Alencar Bezerra

    Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba - IESVAP

  • Mirella Costa Gomes da Silva

    Acadêmica de Medicina, 7º período - Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba - IESVAP

  • Nathalia Castelo Branco Vieira Miranda de Carvalho

    Acadêmica de Medicina, 7º período. Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba - IESVAP

  • Joilson Ramos de Jesus

    Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba - IESVAP

     

  • Juarez Lobo Bessa

    Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba - IESVAP

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA ESCOLA: UMA REVISÃO NARRATIVA. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(12), e3122196. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2196