INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA ESCOLA: UMA REVISÃO NARRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2196Palavras-chave:
Transtorno Autístico, Transtorno do Espectro Autista, Instituições AcadêmicasResumo
Desde 2013, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é entendido como o transtorno que engloba o conjunto de outras condições como a Síndrome de Asperger, o Transtorno Autista, o Transtorno Desintegrativo da Infância (Síndrome de Heller), o Transtorno de Rett e o Autismo Atípico. Sabendo da necessidade de integração e dos desafios escolares, o presente estudo buscou mostrar a importância da inserção de crianças autistas em classes cotidianas da rede regular de ensino, demonstrando também como possivelmente essa inserção pode ser feita, através do contato de crianças com e sem o transtorno, evidenciando os benefícios de troca de experiências e de cooperação entre si. Por isso, também são brevemente revisados os aspectos de tipos e graus autistas uma vez que é sabidamente desafiador para quaisquer indivíduos envolvidos durante esse processo: a dificuldade de interação social, de contato visual e de muitas vezes isolamento social por parte do autista acrescido de comportamentos estereotipados, preconceituosos e práticas de bullying dos colegas de classe refletem em um prisma de complexidade que pode resultar em medo e recusa por parte dos pais ao cogitarem educação dos seus filhos em âmbito escolar
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