RELATOS DE EXEPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II: O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTA INTERATIVA NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3688

Palavras-chave:

Relato de Experiência. Estágio Supervisionado. Licenciatura em Computação. Recursos Tecnológicos. Ensino Médio.

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante o período de Estágio Supervisionado II, o qual faz parte do curso de Licenciatura em Computação oferecido pelo Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho - (NESCAC) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Foi realizado nas turmas do Ensino Médio, na Escola Estadual Thomé Ferreira Santiago, localizado no município de Careiro Castanho-AM. O estágio proporcionou conhecer a realidade do ambiente escolar. A pesquisa possui caráter descritivo qualitativo. Os procedimentos metodológicos utilizados para o relato de experiências consistiu em três etapas: (I): Observação, com o objetivo conhecer o dia a dia dos docentes em sala de aula, os discentes e demais funcionários da instituição, (II): Coparticipação, a etapa na qual os estagiários participam ativamente das aulas e (III): Regência, período em que os estagiários ministram aulas como docentes, sob a supervisão do professor titular da disciplina, realizando atividades avaliativas com os alunos, a fim de contribuir com o seu aprendizado. As atividades práticas foram realizadas junto às turmas da 1ª e 2ª série do Ensino Médio, mediante o uso de recursos tecnológicos. A experiencia vivenciada no estágio reforça a ideia de que o uso da tecnologia em sala de aula de forma correta, contribui para o processo de ensino e aprendizado, independente do Componente Curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo de Oliveira Peres

Acadêmico do curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas do Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho - Nescac.

Cleiciely da Silva Guimarães

Acadêmico do curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas do Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho - Nescac.

Vanderson de Lima Reis

Acadêmico do curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas do Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho - Nescac.

Luiz Sergio de Oliveira Barbosa

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Ivone Conrado de Souza

Formada em Pedagogia e Pós-graduada em Psicopedagogia e Didática do Ensino Superior. Pedagoga da Secretaria Estadual de Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM).

Referências

ALMEIDA, Hélio Mangueira de. A DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: PRÁTICAS E DESAFIOS. Estação Científica - Juiz de Fora, nº 14, p. (1, 8). julho – dezembro / 2015. Disponível em: https://portalidea.com.br/cursos/aperfeioamento-em-didtica-do-ensino-superior-apostila04.pdf : Acesso em: 14 de junho de 2023.

ANTUNES, Amanda Santos. O uso de metodologias ativas no aprendizado do sistema imunológico para alunos superdotados e nativos digitais do ensino fundamental II e médio. 2021.

BRAGA. Mariluci. Realidade Virtual e Educação. Revista de Biologia e Ciências da Terra. 2001. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=50010104. Acesso em: 04 de julho 2023.

BRASIL. Brasília, 25 de setembro de 2008; 187o da Independência e 120o da República. Disponível em: L11788 (planalto.gov.br). Acesso em: 21 de junho de 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília: MEC,2017

OLIVEIRA, Patrícia da Cruz. AS TICS NA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS POTENCIALIDADES E OS LIMITES NO CONTEXTO BRASILEIRO. Revista Educação, Cultura e Sociedade, v. 11, n. 2, 2021.

OLIVEIRA, Welliton Soares de et al. VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS. REVISTA FOCO, v. 16, n. 5, p. e1896-e1896, 2023.

FERRAZ, Roselane Duarte. Estágio supervisionado na formação do pedagogo: contribuições e desafios. Revista Encantar, v. 2, p. 01-12, 2020.

FERREIRA, Raphael Ribeiro et al. As Tecnologias da Informação e Comunicação como Ferramenta Pedagógica: um estudo de caso na escola de Ensino Fundamental Flaviano Gomes. 2022.

GARCIA, Rodrigo Guerra et al. O estudo exploratório do uso da realidade aumentada no período de pandemia da Covid-19 nos ensinos fundamental e médio. 2021.

LINHARES, Ana Cristina Oliveira; SANTOS, Kátia Silva. A Licenciatura em Computação no Brasil: histórica e contexto atual. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 29, p. 188-208, 2021.

MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; DE MOURA, Sílvia Adriane Tavares. Estágio curricular supervisionado: concepções dos acadêmicos do curso de licenciatura em Educação do Campo–Artes Visuais e Música da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus Arraias. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 8, n. 18, p. 123-138, 2021.

NOVELLO, Tanise Paula; FERREIRA, André Luis Andrejew; FELCHER, Carla Denize Ott. Estágio Supervisionado em Matemática: potencialidades e desafios do ensino remoto. Cadernos de Estágio, v. 4, n. 2, 2022.

PORPINO, Jonas Nunes. Relatos de experiência do estágio supervisionado: contribuições na formação do professor do curso de licenciatura da computação e informática do IFPB EaD. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso.

Downloads

Publicado

27/07/2023

Como Citar

Peres, R. de O., Guimarães, C. da S., Reis, V. de L., Barbosa, L. S. de O., & Souza, I. C. de. (2023). RELATOS DE EXEPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II: O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTA INTERATIVA NO ENSINO MÉDIO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473688. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3688