O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE SIMULAÇÕES E EXPERIMENTAÇÕES DE BAIXO CUSTO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4019Palavras-chave:
Experimentos, simulações, ensino aprendizagem, físicaResumo
Diante do debate sobre as metodologias utilizadas no ensino de Física, é imprescindível valorizar elementos como experimentos e simulações, pois eles permitem a conexão entre teoria e prática para os alunos. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como questão problematizadora: "A utilização de simulações e experimentações de baixo custo é eficaz no processo de ensino-aprendizagem da Física?" O objetivo geral deste estudo consiste em analisar se as atividades didáticas envolvendo experimentos e simulações, aplicadas a curto prazo aos alunos do 1º ano da Escola Estadual Maria Almeida, contribuem para uma aprendizagem significativa dos conteúdos relativos às Leis de Newton. A metodologia adotada foi o estudo de caso, utilizando métodos da pesquisa descritiva. Os resultados obtidos demonstraram que, mesmo com o curto período de aplicação, as atividades desenvolvidas foram muito benéficas e proporcionaram aos alunos uma aprendizagem significativa das Leis de Newton. Diante disso, conclui-se este estudo destacando a importância da utilização de experimentação e simulações no ensino e aprendizagem da Física, pois elas possibilitam o desenvolvimento do pensamento crítico e científico nos alunos.
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