EMPODERANDO ALUNAS DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO PROJETO “COMPUTAÇÃO NA ESCOLA PARA MULHERES”: UMA ABORDAGEM DE ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO COM O SOFTWARE SCRATCH PARA FOMENTAR A PARTICIPAÇÃO EM CURSOS SUPERIORES DE COMPUTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4125Palavras-chave:
Mulheres na computação, scratch, ProgramaçãoResumo
Este presente artigo destaca o projeto "Computação na Escola para Mulheres" realizado pelo Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (CESIT), ligado à Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O projeto concentrou-se em alunas do terceiro ano do ensino médio em escolas públicas do município de Itacoatiara, buscando estimular sua participação em cursos superiores na área de computação. O método empregado incluiu o ensino de algoritmos e lógica de programação por meio do Software Scratch. Os resultados foram positivos, com as alunas demonstrando uma assimilação satisfatória do conteúdo e um notável interesse e entusiasmo em prosseguir com cursos superiores na área de computação.
Downloads
Referências
About Snap!. Snap. Disponível em: http://snap.berkeley.edu. Acesso em: 27 ago. 2023.
Benefícios de ensinar a lógica de programação desde cedo. I Do Code. Disponível em: https://idocode.com.br/blog/programacao/logica-de-programacao-desde-cedo/#:~:text=Ter%20experiência%20em%20desenvolver%20algoritmos,de%20realizar%20tarefas%20mais%20complexas. Acesso em: 27 ago. 2023.
CESARIO, Gisela; DA SILVEIRA, Noélya Gonçalves; BIM, Sílvia Amélia; MACIEL, Cristiano. Por Mais Mulheres na Computação: análise dos trabalhos publicados no X Women in Information Technology. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 11., 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2017.3409. Acesso em: 24 ago. 2023.
CRUZ, F. L.; BARBOSA, L. S. de O. Computação na escola para mulheres: uso do software scratch com alunas do ensino médio como incentivo as areas de computação / Computing at school for women: use of scratch software with high school students as an incentive to computer areas. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 12841–12854, 2020. DOI https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-228. Acesso em: 16 sep. 2023.
DE OLIVEIRA, Milena; DE SOUZA, Anderson; FERREIRA, Aline; BARREIROS, Emanoel. Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o Scratch: um relato de experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22., 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014. p. 239-248. ISSN 2595-6175. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/article/view/10978. Acesso em: 27 ago. 2023.
GALENO, Larissa M. da F.; LUCENA, Maria Eduarda H.; LIMA, Tainá da S.; CAMPOS, Maria Luiza M.. Minerv@s Digitais: encorajando e acolhendo mulheres na computação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 14., 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 70-79. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11277. Acesso em: 24 ago. 2023.
LAUSCHNER, Tanara; DE FREITAS, Rosiane; NAKAMURA, Fabíola; LOBO, Ludymila. Cunhantã Digital: programa de incentivo à participação de mulheres da região amazônica na Computação e áreas afins. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 10., 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016. p. 20-24. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2016.9693. Acesso em: 16 set. 2023.
LOUZADA, C. S. ; GOMES, W. F. ; NUNES, M. A. S. N. ; SALGUEIRO, E. M. ; CARVALHO, B. T. A. ; LIMA, P. S. . Um mapeamento das publicações sobre o ingresso das mulheres na computação. In: 40 CLEI/ VI Congreso de la Mujer Latinoamericana en la Computación (LAWCC), 2014, Montevideo. 40 CLEI/VI Congreso de la Mujer Latinoamericana en la Computación (LAWCC). Montevideo: Montevideo, 2014. v. 1. p. 1-12. Disponível em: http://almanaquesdacomputacao.com.br/gutanunes/publications/CLEI2014.pdf. Acesso em: 15 set. 2023.
NUNES, Daltro José. Educação Superior em Computação Estatísticas – 2020. SBC - Sociedade Brasileira de Computação, 2020. Disponível em: https://sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/133-estatisticas/1420-educacao-superior-em-computacao-estatisticas-2020. Acesso em: 27 ago. 2023.
NUNES, Maria Augusta S. N.; LOUZADA, Carolina S.; SALGUEIRO, Edilayne M.; ANDRADE, Beatriz T.; DE LIMA, Patricia S.; FIGUEIREDO, Raquel M. C. T.. Mapeamento de iniciativas brasileiras que fomentam a entrada de mulheres na Computação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 10., 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016. p. 56-60. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2016.9701. Acesso em: 22 ago. 2023.
Por que as mulheres “desapareceram” dos cursos de computação? Jornal da USP, 07 mar. 2018. Disponível em: https://jornal.usp.br/universidade/por-que-as-mulheres-desapareceram-dos-cursos-de-computacao/ . Acesso em: 22 ago. 2023.
SANTOS, Wilk Oliveira dos. Mulheres Na Computação: Uma Análise Da Participação Feminina Nos Cursos De Licenciatura Em Computação. In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2017, Recife. Anais [...]. Recife: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2017. DOI:10.5753/cbie.wcbie.2017.814. Acesso em: 22 ago. 2023.
SILVA, Yale. PROJETO COMPUTAÇÃO NA ESCOLA PARA MULHERES: Ensinando Algoritmos por meio do Scratch às alunas do Ensino Médio. Portal ItaCultura, 11 jan. 2023. Itacoatiara - AM. Disponível em: https://fb.watch/mGb9Doo-3h/. Acesso em: 26 ago. 2023.
SILVA, Yale. PROJETO COMPUTAÇÃO NA ESCOLA PARA MULHERES: Ensinando Algoritmos por meio do Scratch às alunas do Ensino Médio. Portal ItaCultura, 04 jun. 2023. Itacoatiara - AM. Disponível em: https://fb.watch/mGbbPC1fCm/. Acesso em: 26 ago. 2023.
Sobre o Scratch. Scratch. Disponível em: http://scratch.mit.edu. Acesso em: 27 ago. 2023.
WANGENHEIM, Christiane Gresse von; NUNES, Vinícius Rodrigues; SANTOS, Giovane Daniel dos. Ensino De Computação Com Scratch No Ensino Fundamental – Um Estudo De Caso. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), v. 22, n. 3, 2014, (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121). DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.03.115. Acesso em: 27 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.