DESENHO E ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E PAPEL AVALIATIVO DO PSICOPEDAGOGO: ESTUDO SISTEMÁTICO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.437Palavras-chave:
Aprendizagem, Psicopedagogia, Ambiente escolar, Dificuldades, EnsinoResumo
Arte e desenho fazem parte do contexto escolar, sobretudo, na educação infantil por ser uma forma de demonstração de sentimentos e realizações de aprendizagem. O desenho não pode ser entendido e praticado apenas como manifestação sazonal, mas como método de ensino mediado por professores que buscam estabelecer a relação de aprendizagem com significados e, como possibilidade de verificação das dificuldades de aprendizagem por parte de algumas crianças. Neste cenário tem-se o Psicopedagogo como profissional capaz de elencar razões de certas dificuldades por meio de investigação criteriosa através do desenho, sucedendo prognóstico imbuído de metodologias que visem preencher as necessidades de aprendizagem. Contudo, considera-se o exercício do Psicopedagogo institucional essencial e favoravelmente a todos os atores envoltos na promoção de uma educação com qualidade. Objetivou-se refletir sobre o importante papel da Psicopedagogia no contexto escolar, utilizando-se da verificação sistemática da literatura acerca do desenho e arte no processo de aprendizagem sob a perspectiva avaliativa do psicopedagogo institucional. Utilizou-se como método a análise bibliográfica com abordagens de cunho exploratório e descritivo, considerando o período de publicações entre 2017 e 2021. Como resultados observou-se relatos que fomentam a participação da psicopedagogia na educação como complementariedade e importância no contexto da aprendizagem. Conclui-se que o Psicopedagogo tem espaço de atuação nas organizações escolares e contribui com um olhar amplo nas proposições metodológicas e teóricas ao contexto da aprendizagem.
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