ESTUDO DOS ASPECTOS PARA A DISPONIBILIZAÇÃO DE DADOS LOCAIS NA NUVEM: ESTUDO DE CASO NETDOCTOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.474

Palavras-chave:

On-premises; Cloud; Gestão de Informação e Comunicação., API, Produção. ERP. Nuvem, Integração., Nuvem

Resumo

Com a crescente utilização da internet por softwares de gestão de informação e comunicação, novas demandas se apresentam, tais como a integração de aplicações mobile com sistemas legados. Vê-se que as organizações, de modo geral, encontram problemas para manter o fluxo de informação entre a estrutura on-premises e serviços on-cloud que são necessários para distribuição de dados na internet de forma a preservar aspectos de seus sistemas legados. O objetivo deste estudo é projetar e implementar uma solução baseada em uma arquitetura multicamadas utilizando chamadas de serviços web que persistem aspectos de segurança de informação de sistemas legado. O trabalho realizado é de natureza qualitativa bibliográfica exploratória, baseando-se na NBR ISO/IEC 27.002, 2013 que define os principais aspectos de segurança da informação e outras análises teóricas. Quanto aos procedimentos, apresenta-se a pesquisa experimental, com a elaboração de uma solução para a integração de um sistema de informação para gestão clínica (chamado NETDOCTOR), com um aplicativo para dispositivo móvel baseado na plataforma Android através de Web Services ou API, utilizando técnicas de engenharia de software como UML para alcançar os objetivos.  Os resultados evidenciam que é viável o desenvolvimento de softwares baseados em arquitetura orientada a serviços, para o intercâmbio de informações entre sistemas na área de prestação de serviços em saúde complementar, de forma segura, ágil, escalável e com baixo custo de implementação, operação e manutenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius Sadala Barreto, IFPA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Para (2003), graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro de Ensino Superior do Para (2000), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2007) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2019) na área de computação aplicada. Atualmente é professor Educação Básica, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará atuante nos cursos de Tecnólogo em Processamento de Dados e Técnico em Informática. Tem experiência na área análise de sistemas, persistência poliglota, modelagem matemática, controle retroalimentado, ciência de dados e auditoria em sistemas. 

Downloads

Publicado

26/07/2021

Como Citar

Queiroz, C. F. ., Conceição, L. M. C., & Barreto, M. V. S. (2021). ESTUDO DOS ASPECTOS PARA A DISPONIBILIZAÇÃO DE DADOS LOCAIS NA NUVEM: ESTUDO DE CASO NETDOCTOR. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(6), e26474. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.474