FATORES QUE INFLUENCIAM O BEM-ESTAR E O MAL-ESTAR DOS ALUNOS E PROFESSORES : UM OLHAR PARA SEU IMPACTO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4832

Palavras-chave:

Bem-estar. Mal-estar. Democracia. Relações interpessoais. Diálogo

Resumo

O bem-estar e o mal-estar dos alunos e dos professores são fatores cruciais que podem afetar significativamente o processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas, comparticipadas e  privadas. O presente estudo tem por objetivo compreender os fatores que influenciam no bem-estar e o mal-estar dos alunos e dos professores nas escolas, bem como o seu impacto no processo de ensino e aprendizagem. O estudo foi descritivo, exploratório de natureza quali-quantitativa, contando com a participação de 150 indivíduos, entre professores e alunos, que mediante um questionário com perguntas de múltiplas escolhas, criado no Google Forms, foi  partilhado em diversos grupos do WhatsApp. Os resultados demostram que a falta de condições de trabalho, o ambiente físico, relações interpessoais, a rigorosidade  e exigência dos professores, alimentação inadequada, sedentarismo,  problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão,  a não participação em atividades de extensão académica, a falta de  acompanhamento familiar,  a falta de comunicação ou diálogo, a indisciplina dos alunos, o autoritarismo,  o não cumprimento das tarefas por parte dos alunos,  os desafios psicossociais, o ambiente escolar caótico,  o clima social marcado por bullying, falta de motivação, a mal mediação de conflitos de alguns gestores escolares, o preconceito ou discriminação,  tem  gerado mal-estar e dificultado o processo de ensino e aprendizagem,  afetando as  relação professor-aluno. Uma relação saudável, baseada na confiança, respeito mútuo e diálogo, um clima escolar positivo e acolhedor, onde prevaleçam a inclusão, a tolerância, a democracia, promovendo o bem-estar tanto dos alunos quanto dos professores.

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Biografia do Autor

Mário Graça da Costa

Instituto Superior Politécnico Caála - Huambo.

Sóstenes Morais Sachionga

Instituto Superior Politécnico Caála - Huambo.

Laurindo Hilário Canganjo

Mestrando em Mediação e Resolução de Conflitos. Licenciado em Psicologia e Docente do Instituto Superior Politécnico Caála - Huambo-Angola.

Francisco Zacarias Enoque

Mestre em Educação na Especialidade de Organização e Gestão Educacional. Licenciado em Ciências Sociais. Docente do Instituto Superior Politécnico Caála - Huambo - Angola.

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Publicado

20/01/2024

Como Citar

Graça da Costa, M., Sachionga, S. M., Canganjo, L. H., & Enoque, F. Z. (2024). FATORES QUE INFLUENCIAM O BEM-ESTAR E O MAL-ESTAR DOS ALUNOS E PROFESSORES : UM OLHAR PARA SEU IMPACTO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(1), e514832. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4832