ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.560

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Ensino Remoto, Covid-19

Resumo

Para mitigar a transmissão do vírus do COVID-19, adotou-se o distanciamento social e o Ensino Remoto Emergencial (ERE) no Brasil, essa transição ocorreu de forma abrupta gerando impactos no ensino superior de enfermagem. O objetivo deste estudo é analisar o ERE na educação superior pública e privada no estado do Pará durante contexto da pandemia da Covid-19 na perspectiva dos acadêmicos de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, do tipo survey, de abordagem quantitativa, realizado entre setembro a dezembro de 2020. Para recrutamento de participantes utilizou-se da técnica Bola de neve, onde o link do questionário online foi compartilhado nas redes sociais. O questionário continha 24 questões referentes a 3 domínios: caracterização dos participantes; avaliação do acesso à internet e o ensino-aprendizagem em Enfermagem durante a pandemia. Identificou-se uma difícil transição do ensino tradicional presencial para o ERE entre os dois grupos, com melhor acessibilidade, maior impacto negativo do ERE nos acadêmicos de IES privada. O impacto do ERE à formação do profissional enfermeiro foi divergente, cujos visão positiva entre os acadêmicos de IES privada foi relacionada ao término das atividades, enquanto negativa àqueles da pública gostariam de ter a assegurar a prática clínica assegurada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhonata Correa, Universidade da Amazônia

Universidade da Amazônia - UNAMA

Sarah Lais Rocha

Bacharelado em Enfermagem pela Universidade do Vale do Itajaí. Mestre e Doutoranda pelo programa de pós-graduação doutorado profissional em Ensino e Saúde na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará. Professora da Faculdade dos Carajás.

Renata Campos de Sousa Borges , Universidade do Estado do Pará

Bacharelada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará. Doutoranda pelo programa de pós-graduação doutorado profissional em Ensino e Saúde na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará.

Adams Brunno Silva, Hospital Ophir Loyola

Graduado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestrando em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UEPA.

Mariana Souza de Lima, Centro Universitário do Estado do Pará

Graduada em Enfermagem pela UFPA. Mestre em Enfermagem pela UFPA.

Gleiciane Moraes Gonçalves , Universidade da Amazônia

Granduanda do Curso Superior em Enfermagem pela Universidade da amazônia

Cintia Yolette Urbano Pauxis Aben-Athar

Graduada em Enfermagem  pela Universidade do Estado do Pará.  Doutora e Mestre em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pelo Programa de Pós gradução em Biologia de Agentes  Infeciciosos e Parasitários da Universidade Federal do Pará.

Geyse Aline Rodrigues Dias, Universidade Federal do Pará

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPA.

Gleivison Cunha Teles, Universidade da Amazônia

Graduando do Curso Superior em Enfermagem pela Universidade da amazônia

Maicon de Araujo Nogueira, Universidade do Estado do Pará

Graduado em Enfermagem pela Faculdade Metropolitana da Amazônia, Mestre em Ensino em Saúde, Programa de Pós graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Ensino em Saúde na Amazônia (ESA), Universidade do Estado do Pará (UEPA). Doutorando no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu, Doutorado Profissional em Ensino em Saúde na Amazônia, UEPA. 

Aline Maria Pereira Cruz Ramos , Universidade Federal do Pará

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará, mestre e doutora em genética e biologia molecular pela Universidade do Estado do Pará (UFPA) e Pós-doutorado em oncologia pela UFPA.

Downloads

Publicado

20/08/2021

Como Citar

Correa, J., Lais Rocha , S. ., Campos de Sousa Borges , R. ., Brunno Silva, A. ., Souza de Lima, M. ., Moraes Gonçalves , G. ., Yolette Urbano Pauxis Aben-Athar, C. ., Rodrigues Dias, G. A. ., Cunha Teles, G. ., de Araujo Nogueira, M. ., & Pereira Cruz Ramos , A. M. . (2021). ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(7), e27560. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.560

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.