MARCA PESSOAL E ATIVOS INTANGÍVEIS ESTRATÉGICOS: O ESTUDO DE CASO RICARDO BELLINO, A METODOLOGIA DEALMAKER E A INOVAÇÃO DA CEO-IA AURORA BELLINI

Autores

  • Paulo Roberto Grasiano Moreti

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i11.6933

Palavras-chave:

ativos intangíveis, branding simbólico, CEO-AI, inteligência artificial, Marca Pessoal, Valuation

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso aprofundado sobre a construção, valorização e projeção da marca pessoal do empreendedor Ricardo Bellino, com ênfase em três ativos intangíveis complementares: (1) a marca pessoal como capital simbólico e reputacional; (2) a metodologia Dealmaker, enquanto sistema de saber replicável; e (3) a criação da Aurora Bellini, primeira CEO movida por inteligência artificial na América Latina, concebida como marca-IA autônoma. Por meio de análise qualitativa e documental, o estudo explora os mecanismos de estruturação, monetização e escalabilidade de marcas pessoais e suas extensões tecnológicas. A fundamentação teórica abrange branding pessoal, valuation de ativos intangíveis, governança algorítmica e inteligência artificial estratégica. A discussão propõe um novo enquadramento para ativos híbridos humano-tecnologia no campo da gestão de marca e formula proposições para pesquisas futuras em economia reputacional, ética da IA e inovação simbólica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Roberto Grasiano Moreti

    Flórida Christian University - FCU.

Referências

AAKER, D. A. Building Strong Brands. New York: Free Press, 2012.

AL MASAEID, T.; ALKHALIDI, M. M.; AL ALI, A. A. A.; ALMAAZMI, S. M. G. A.; ALAMI, R. Artificial Intelligence-Augmented Decision-Making: Examining the Interplay Between Machine Learning Algorithms and Human Judgment in Organizational Leadership. Journal of Ecohumanism, v. 4, n. 1, p. 4683-4699, 2025. DOI: 10.62754/joe.v4i1.6364

BADOUR, M. The Algorithmic CEO: How AI is Reshaping Strategic Decision-Making and Corporate Governance. ResearchGate, p. 1–6, 2025. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/395773410. Acesso em: 28 set. 2025.

BOURDIEU, P. The Forms of Capital. New York, Greenwood Press, 1986. p. 248 a 251.

BUSINESSWEEK. De Webbie Tookay a Aurora Bellini: a trajetória que leva a AI ao topo das empresas. BusinessWeek, 2025. Disponível em: https://businessweek.com.br/2025/10/01/de-webbie-tookay-a-aurora-bellini-a-trajetoria-que-leva-a-ai-ao-topo-das-empresas/. Acesso em: 3 out. 2025.

CNBC TV18. This Chinese company has the world's first AI-powered female bot as CEO. CNBC TV18, 2022. Disponível em: https://www.cnbctv18.com/news/this-chinese-company-has-the-worlds-first-ai-powered-female-bot-as-ceo-14679721.htm. Acesso em: 3 out. 2025.

DAMODARAN, A. Investment Valuation: Tools and Techniques for Determining the Value of Any Asset. Hoboken, New Jersey. John Wiley & Sons, Inc, 2012.

FOMBRUN, C. J. Reputation: Realizing Value from the Corporate Image. Boston, Massachusetts: Harvard Business School Press, 1996.

KAPFERER, J.-N. The New Strategic Brand Management. London: Kogan Page, 2012.

KELLER, K. L. Strategic Brand Management. England: Pearson Education, 2013.

MONTOYA, P.; VANDEHEY, T. The Brand Called You: Make Your Business Stand Out in a Crowded Marketplace. New York: McGraw-Hill, 2002.

MORETI, P. R. G. Valuation da marca pessoal: estudo de caso do empresário Ricardo Bellino. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 3, n. 7, e 371719, 2022. DOI: 10.47820/recima21.v3i7.1719. Disponível em: https://recima21.com.br/recima21/article/view/1719. Acesso em: 28 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1719

ND+. Ex-sócio de Trump lança primeira CEO movida por IA no Brasil. ND+, 2025. Disponível em: https://ndmais.com.br/tecnologia/ex-socio-de-donald-trump-lanca-primeira-ia-ceo-do-brasil/. Acesso em: 4 out. 2025.

PETERS, T. The Brand Called You. Fast Company, Boston, n. 10, p. 83, aug./sep. 1997.

RAMPERSAD, H. K. Authentic Personal Branding. North Carolina: Information Age Publishing, 2008.

REILLY, R. F.; SCHWEIHS, R. P. Guide to Intangible Asset Valuation. New York: AICPA, 2016. DOI: https://doi.org/10.1002/9781119448402

STAKE, R. E. The Art of Case Study Research. California: Sage, 1995.

VISCONTI, R. M. The Valuation of Artificial Intelligence. [S. l.: s. n.], 2019. Disponível em: https://ssrn.com/abstract=3533846. Acesso em: 26 set. 2025.

Downloads

Publicado

03/11/2025

Como Citar

MARCA PESSOAL E ATIVOS INTANGÍVEIS ESTRATÉGICOS: O ESTUDO DE CASO RICARDO BELLINO, A METODOLOGIA DEALMAKER E A INOVAÇÃO DA CEO-IA AURORA BELLINI. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(11), e6116933. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i11.6933