A MUSICOTERAPIA VERDE: UMA PROPOSTA DE ESCUTA DA NATUREZA
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo pensar a Musicoterapia Verde, sendo esta um método inaugural em construção a partir da escuta dos elementos da Natureza explorando instrumentos sonoros que remetem aos sons dela com diversificações da composição sonora. Este estudo tem como aporte teórico, a teoria da Paisagem Sonora de Schafer (2011) e a Terapia Benenzon (1960) dentre outros pesquisadores da área da Musicoterapia. Refletir e perceber as afecções que o ambiente in natura reverbera no corpo infantil, bem como, observar processos de imersão imagético-criativa na terapia são questões que atravessam a pesquisa e relatos de experiência profissional. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa autoetnográfica para fomentar as discussões acerca da influência que o ambiente desperta no fazer terapêutico-criativo da criança na oficina realizada em espaços abertos.
Biografia do Autor
Graduada em Pedagogia (UGF-RJ). Pós-Graduada em Administração Escolar (UCAM- Especialização). Pós-
Graduada em Neuropsicopedagogia (Censupeg- Especialização). Pós-Graduada em Equoterapia (FACITA-
Especialização). Pós-Graduada em Musicoterapia (FACEC- Especialização). Profissional de Saúde
(Musicoterapeuta, Neuropsicopedagoga e Equoterapeuta- AMTRJ 845/1).
Graduada em Licenciatura em Dança (Educação & Saúde - CCS\UFRJ). Especialista em Deficiências Múltiplas e Sensoriais (FUNIP-MG). Especialista em Psicomotricidade Clínica e Escolar (Inst. Líbano-SP). Especialista em Dançaterapia (F. Iguaçu\Educaminas). Especialista em Cultura e História dos Povos Indígenas (F. Iguaçu). Mestra em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE-NCE-IQ\UFRJ). Doutoranda em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE-NCE-IQ\UFRJ). Profissional de saúde Dançaterapeuta e Terapeuta Psicomotricista.
Referências
BENENZON, Rolando. Teoria da musicoterapia: Contribuição ao conhecimento do contexto não verbal. 3. ed. São Paulo: Editora Summus, 1988.
BENENZON, Rolando. La Nueva Musicoterapia. 2. ed. Buenos Aires: Lumen, 2008
BERTOLDO, Tayna; MARTINHON, Priscila; SOUSA, Célia; SIMÕES, Grazieli. Conexão com a terra: A influência do ambiente nos estados psicofísicos. In: VIII Encontro Nacional de Ensino de Ciências, da Saúde e do Ambiente – ENECIENCIAS. Rio de Janeiro: UFRJ Macaé, 2024.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003
BRUSCIA, Kenneth E. Definindo Musicoterapia. Tradução: Mariza Velloso Fernandez Conde. 2. ed. Rio de Janeiro: Enelivros, 2000.
CAGE, John. Silêncio. Tradução: Beatriz Bastos, Ismar Tirelli Neto. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
COCCARO, Luciane. Autoetnografia da pedagogia Estados Corpóreos de (re)criação em dança contemporânea. In: Anais do VII Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança. Salvador: Associação Nacional de Pesquisadores em Dança – Editora ANDA, 2022.
EARP, Helenita Sá. Fundamentos Filosóficos, Científicos, Artísticos e Educacionais da Dança, Rio de Janeiro: manuscrito, s. d.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de Promoção da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2020.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Espaços Verdes e Azuis e Saúde Mental. [S. l.]: OMS, 2021.
SCHAFER, R. Murray. A Afinação do Mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. Tradução: Marisa Trench Fonterrada. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
TV CELINAUTA. Tv Total: Terapia Benenzon. [S. l.]: TV CELINAUTA, 2025. 1 vídeo (06h54min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BBZlf6TkNo0 Acessado em: 17 dez. 2025.
