EDUCAÇÃO COM FOCO NAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i2.1086Palavras-chave:
inteligências e sua significatividadeResumo
As múltiplas inteligências e sua significatividade no campo educacional é entender a multiplicidade diversa do ser humano respeitando suas potencialidades distintas afins, de submetê-los a um paradigma de formação que oportunize a capacidade individual de cada ser dentro de suas condições e, perspectivas frente às nove inteligências desenvolvidas a partir da ideia de Piaget e, embasados nos estudos de Gardner. Objetivando identificar na literatura respostas para compreender as possíveis formas intelectuais de cada pessoa por mais especial que seja, possa aprender de acordo com suas aptidões, focando no potencial, podemos compreender que o sucesso intrapessoal dos indivíduos será mais propício acontecer, trazendo significado ao seu aprendizado, por isso é fundamental o uso do assunto na educação. Utilização de análises bibliográficas, cuja abordam sobre a temática em questão, buscando nos referenciar na biografia confabulando as filosofias dos autores em mostrar seus pontos de vista sobre um assunto salutar a sociedade contemporânea. Como resultado podemos apontar a descoberta de elementos preponderantes, somar-se a esclarecer a importância de utilizar esta literatura para melhorar e, incluir estes pressupostos nas pautas escolares é essencial acreditarmos que as múltiplas inteligências são de suma valia para o desenvolvimento das pessoas, respeitando suas individualidades democraticamente e, potencializando suas habilidades de maneira plural e, inclusiva. Diferimos, as diferenças que devem ser consideradas no âmbito escolar e, na formação humana integral dos seres em construção cultural, histórico e social.
Downloads
Referências
AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel, São Paulo: Moraes, 1982.
BRASIL, Ministério da Educação-MEC. Conheça a História da Educação Brasileira. Disponível em < portal.mec.gov.br/acessibilidade-sp-940674614/3371-institucional/83591-conheça-a-evolucao-da-educacao-brasileira> Acesso em Março de 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum- BNCC. Disponívelem<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em Maio de 2019.
BRITO, R. Rodrigo de. Quem é Howard Gardner e o que é teoria das Inteligências múltiplas. Disponíveis< https://www.inteligenciadevida.com.br/pt/conteudo/quem-e-howard-gardner-especialistas-em-educacao/> Acesso em Outubro de 2021.
COLOMER, Teresa. CAMPS, Anna. Ensinar a ler ensinar a compreender. Porto Alegre, Artmed,2002.
Da Vinci Leonardo. O Significado do Homem Vitruviano. Disponível em <https://www.significados.com.br/homem-vitruviano/ >Acesso em Outubro de 2021.
FREINET, Célestin. A educação pelo trabalho. São Paulo: Martins Fontes, 1998. Publicada originalmente em 1947.
FREIRE, Paulo, A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Coleção polêmicas do nosso tempo. São Paulo: Autores Associados, Cortez, 1983.
GARDNER, Howard. Estruturas da Mente: A teoria das Inteligências Múltiplas. Tradução Sandra Costa Porto Alegre: Artmed, 2002. Disponível em >https://docero.com.br/doc/xs1enc> Acesso Outubro de 2021.
GARDNER, Howard. Howard Gardner, o Cientista das inteligências múltiplas. Nova Escola. Reportagem de Márcio Ferreira. São Paulo, Outubro de 2008. Disponível emhttps://novaescola.org.br/conteudo/1462/howard-gardner-o-cientista-das-inteligencias-multiplas. Acesso Outubro de 2021.
GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4133507/mod_resource/content/2/Inteligencia-emocional-Daniel-Goleman.pdf acesso em Outubro de 2021.
IVIC, Ivan, COELHO, Edgar Pereira (org). Lev Semionovich Vygotsky. Recife, Massangana, 2010.
BAIÃO, Lidiane de Paiva Mariano. CUNHA, Rodrigo Gontijo. Doenças e/ou Disfunções ocupacionais no meio docente: uma revisão de literatura. Disponível em <https://www.metodista.br/revistas/revistas-izabela/index.php/fdc/article/viewFile/344/338> Acesso em 16 de outubro de 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do conhecimento: pesquisa: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo, Hucitec, 2013.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários a educação do futuro. Tradução de Catarina Elonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2 ed. São Paulo, Cortez, Brasília –DF UNESCO ,2000.
MUNARI, Alberto. Jean Piaget. Tradução e Organização; Daniele Saheb. Recife: Fundação Joaquim Nabuco. Editora Massangana, 2010.
GRATIOT-ALFANDERY, Héléne. (org)Elaine Dias. Henry Wallon. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
WESTBROOK, Robert B, Anísio Teixeira, José Eustáquio Romão, Verone Lane Rodrigues ( Org). JOHN DEWEY. Coleção Educadores. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
Ministério da Educação. Brasília 2010.
OLIVEIRA, Carlos Alexandre Firme de. Uma Experiência de arte poética no Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Santa Cruz do Sul , Santa Cruz do Sul- Rio Grande do Sul-RS, 2021.
ZILBERMAN, Regina. (org). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.