Este periódico é de acesso aberto, o que significa que todo o seu conteúdo está disponível de forma imediata e gratuita para o leitor ou para sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, criar links para os textos completos dos artigos ou utilizá-los para qualquer outro propósito legal, sem necessidade de solicitação prévia ao editor ou aos autores. Essa política está em conformidade com a definição de Acesso Aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI):
Acesso aberto à literatura científica revisada por pares significa sua disponibilização livre na Internet, permitindo que qualquer usuário leia, faça download, copie, distribua, imprima, pesquise ou referencie os textos integrais desses artigos, reúna-os para indexação, os introduza como dados em softwares ou os utilize para qualquer outro fim legal, sem barreiras financeiras, legais ou técnicas, exceto aquelas inerentes ao próprio acesso à Internet. As únicas restrições de reprodução ou distribuição e o único papel do direito autoral neste contexto são garantir aos autores o controle sobre a integridade de sua obra e o direito de serem devidamente reconhecidos e citados.
Arquivamento
A Revista RECIMA21 utiliza o serviço PKP Preservation Network (PKP PN) para assegurar um sistema de arquivamento distribuído entre bibliotecas participantes, garantindo a preservação permanente, integridade e restauração do conteúdo publicado.